Origem / Historial:
* Forma de Protecção: classificação;
Nível de Classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *
Este painel, juntamente com a "Adoração dos Pastores" (ME 1520) e a "Ressurreição de Cristo" (ME 1522), forma o conjunto pintado por Gregório Lopes, em 1544, para os três altares da Igreja do Bom Jesus de Valverde, por encomenda do Cardeal D. Henrique. Dentro da igreja este painel ficava no altar principal, a "Adoração dos Pastores" no lado da Epístola e a "Ressurreição" no lado do Evangelho pois os painéis distribuiam-se segundo uma sequência narrativa adequada à circulação interna do espaço que, tratando-se de uma planta de cruz grega formada por quatro octógonos dispostos simetricamente em volta de um octógono central e com a entrada pelo octógono fronteiro ao do altar-mor, mas por uma abertura lateral, se faz no sentido da direita para a esquerda e não pelo sentido inverso, como é mais usual. Por despacho de Maio de 1929, do Ministro da Instrução, o Director da Escola Regional de Agricultura entregou os três quadros ao Museu de Évora a 13 de Junho desse ano.