MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 30 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Évora
N.º de Inventário:
ME 1537
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Retrato da Infanta D. Joana de Bragança
Autor:
Franco, Manuel, (século XVII)
Datação:
1650 d.C. - 1653 d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 195; largura: 112;
Descrição:
Sobre um fundo negro, a Infanta D. Joana em retrato de corpo inteiro, ligeiramente voltado à esquerda. A infanta tem um rosto redondo, de olhos escuros, nariz direito e boca pequena e vermelha. O cabelo está penteado dividido ao meio, num penteado largo dos lados e enfeitado por um pequeno chapéu redondo colocado sobre a testa e enfeitado com um laço vermelho e de renda colocado no alto da cabeça. O vestido, que deixa os ombros a descoberto, é um vestido de anquinhas, negro, com o corpete enfeitado de rendas, as mangas golpeadas que deixam ver uma camisa branca. A saia abre ao meio deixando ver o forro cor de rosa, ficando uma das partes presa para trás de uma forma artificial. As mãos são compridas e de dedos finos, enfeitados por vários anéis, Na mão esquerda segura um leque preto, de forma redonda e a mão direita ergue-se à altura da cintura. No canto superior esquerdo, um cortinado vermelho debruado a dourado, repuxado e preso ao alto.
Incorporação:
Transferência - Transferência da Biblioteca Pública de Évora
Origem / Historial:
Segundo Reynaldo dos Santos (Santos, 1957) esta pintura teria vindo do Paço Ducal de Vila Viçosa, no entanto não foi possível confirmar esta afirmção. Através de um ofício existente no Museu de Évora sabe-se que a pintura ingressou "nos serviços do Estado depois de 1834" e esteve exposta na Biblioteca Pública de Évora. Por sua vez, a colecção da Biblioteca Pública de Évora foi transferida para o Museu de Évora em 1 de Março de 1915.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica