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FICHA DE INVENTÁRIO
N.º de Inventário: ME 1544 Denominação: São Jerónimo, Santo António e São Dinis Autor: Contreiras, Diogo (actividade conhecida 1521- 1561) Local de Execução: Portugal Suporte: Madeira de car4valho Dimensões (cm): altura: 47; largura: 203; Descrição: "A organização do quadro é marcada pelas suas peculiares dimensões, aproveitando Contreiras a estreiteza do painel para colocar, em primeiro plano e distanciados entre si, os três bustos de santos [São Jerónimo, Santo António e São Dinis], concedendo a Santo António a primazia, não só pela centralidade na tábua, mas também porque lhe estão associadas as duas cenas secundárias que decorrem na paisagem que unifica toda a pintura, onde se representa, à esquerda a Pregação aos Peixes e, à direita, a Pregação em Arles.
"[...] O maior interesse do painel está na sábia homogeneização espacial criada pelo fundo que, não só unifica toda a composição, como lhe imprime uma profundidade que torna verosímil a colocação das personagens principais. Em boa medida esta profundidade é conseguida pelo alongamneto da entrada de mar, à esquerda do quadro, e pela linha perspéctica do casario conventual, tipicamente quinhentista, do lado oposto. A importância dada à pequena enseada, com as suas velas enfunadas na linha do horizonte, é igualmente um elemento comum nas pinturas de Contreiras na década de 1540." (Caetano, 1998).
Ao longo da história, a iconografia do quadro ofereceu diferentes versões: São Dinis foi São Brás e São Remígio, e São Jerónimo chega a ser referido como São Sebastião.
Incorporação: Transferência - Biblioteca Pública de Évora
Origem / Historial: Inicialmente considerada obra de Gregório Lopes (Santos, 1950), Martin Soria irá fazer a sua atribuição a um pintor que fica conhecido como Mestre de São Quintino, discípulo de Gregório Lopes (Soria, 1957). Através dos estudos de Joaquim Oliveira Caetano (Caetano, 1988-93; 1993) o Mestre de São Quintino é identificado como Diogo de Contreiras, que terá pintado este painel para o retábulo da capela-mor da igreja do mosteiro de São Bento de Cástris (Évora), em 1546. Desse retábulo faria também parte o "Martírio das Onze Mil Virgens", que se guarda no Museu da Sé de Évora. Após a extinção do Mosteiro de São Bento, a pintura dará entrada na colecção da Biblioteca Pública de Évora a qual, a 1 de março de 1915, é transferida para o Museu de Évora.
De referir ainda que, para além das intervenções de restauto referidas no campo respectivo desta ficha de inventário, a pintura sofreu um restauro anterior, em 1952, nas oficinas de restauro do Museu Nacional de Arte Antiga, tendo sido apresentada na 5ª Conferência de Restauro de Pinturas
Bibliografia | CAETANO, Joaquim Oliveira - "A Identificação de um Pintor" in Oceanos, nº 13. Lisboa: CNCDP, Março 1993, pág. 112-118 | CAETANO, Joaquim Oliveira - "O Pintor Diogo de Contreiras e a sua actividade no Mosteiro de São Bento de Cástris" in A Cidade de Évora, nº71-76. Évora: Câmara Municipal de Évora, 1988-1993, pág. 73-95 | Catálogo da Exposição "A Arte e o Mar". Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1998, pág. 82 | Catálogo da Exposição "O Santo do Menino Jesus. Santo António História e Arte". Lisboa: M.N.A.A., 1995, pág. 141 | ESPANCA, Túlio - "Extinção do Mosteiro de S. Bento de Cástris em Évora" in A Cidade de Évora, nº 59. Évora: Comissão Municipal de Turismo, Jan.-Dez. 1956, pág. 199 | ESPANCA, Túlio - "Extinção do Mosteiro de S. Bento de Cástris em Évora" in Cadernos de História e Arte Eborense; XXXI, Estudos Alentejanos, 2ª Série. Évora: Livraria Nazareth, 1976, pág. 19 e 55 | ESPANCA, Túlio - Inventário Artístico de Portugal, VII, Concelho de Évora, vol. I. Lisboa: Academia Nacional de Belas-Art, 1966, pág. 128 | EVERAERT, J. et E. Stols (dir.) - Flandres e Portugal. Na confluência de duas culturas. Lisboa: Ed. Inapa, pág. 48 | SANTOS, LUIS REIS - "Painéis dos Mestres de Ferreirim de Igrejas e Conventos de Évora" in A Cidade de Évora, vol. VII, nº21-22,. Évora: Comissão Municipal de Turismo de Évora, Jan-Jun. 1950, pág. 21 | SEABRA, José Alberto - Estudos sobre proveniência nas colecções do Museu Nacional de Arte Antiga (relatório de estágio para técnico superior de 2ª classe do M.N.A.A. - policopiado): 1991, pág. - | SORIA, Martin S. - "The S. Quintino Master" in Boletim do Museu Nacional de Arte Antiga, vol. III, nº3. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1957, pág. 23-26 | |
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