MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 27 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
14577
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Cerâmica
Denominação:
Potinho de cerâmica de Paredes Finas
Centro de Fabrico:
Bética
Datação:
I d.C. - II d.C. - Época Romana
Matéria:
Cerâmica
Dimensões (cm):
altura: 7,8; diâmetro: 7,9;
Descrição:
Potinho de cerâmica de "Paredes Finas" de tipo Mayet forma XL, de bordo soerguido, bojo ovóide, pé de bolacha e fundo raso delineado por um sulco. No bojo apresenta elementos em forma de "alfinetes de cabelo", oblíquos, de barbotina bastante alta. De cozedura oxidante, tem pasta fina que se caracteriza por um aspecto arenoso e por microfósseis e pirites. Além disso, contém pontinhos de grog acastanhado pouco numerosos, raros cristais de quartzo subanguloso e lamelas de mica em quantidades assinaláveis. Apresenta vestígios de engobe laranja acastanhado. Este recipiente inteiro, é proveniente da Bética. Os elementos da decoração, aliás dispostos na vertical, não oblíquos, acontecem em taças de fabrico de Lyon na época Cláudio-Nero e também em taças e potinhos de fabrico da Gália central desde o período pré-flaviano até ao reinado de Adriano (GREENE, K., 1979: 17-18, 22 - nº6; 44 - nº 2 e 4, fig. 17; 45 - nº1, fig. 18). Todavia, o presente exemplar não parece uma peça tardia na produção de "Paredes Finas" da Bética. A sua pasta muito fina e o trabalho muito cuidadoso identificam-se com outras peças da época de Cláudio até aos primeiros imperadores Flávios. Não existem paralelos de fabrico hispânico por nós conhecidos. A forma deste potinho não tem paralelo e também não conhecemos paralelo exacto para a decoração de elementos em forma de "alfinetes de cabelo" dispostos de forma oblíqua. A decoração nº 218 de Ricci, é semelhante. Aliás, os elementos são dispostos verticalmente (RICCI, A., 1985: 327 - Est. CVII, 1). Um potinho de "Terra Sigillata" hispânica forma 2, por isso de bocal largo e pequeno bordo revirado pelo exterior tem decoração muito semelhante, todavia de linguetas simples. Provém de Numância e foi atribuído ao centro de Tritium Magallum por Mayet (MAYTE, F., 1984: 79, 30 - Est. LXXX). (descrição segundo J.U.S.Nolen).
Incorporação:
Doação - De Sebastião Tello a Leite de Vasconcellos
Proveniência:
Torre d'Ares
Origem / Historial:
Ao contrário da grande maioria das peças provenientes de Balsa, esta não proveio do espólio escavado por Estácio da Veiga, pelo menos directamente para o Museu. Em Maio de 1908, Leite de Vasconcelos fez uma excursão arqueológica ao Algarve e recebeu-a por oferta de Sebastião Tello.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica