MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 27 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
14671
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Cerâmica
Denominação:
Lucerna de volutas com cena dionisíaca
Centro de Fabrico:
Bética
Datação:
I d.C. - Época Romana
Matéria:
Argila
Técnica:
Moldalgem em molde bivalve
Dimensões (cm):
altura: 2,7 (reservatório); diâmetro: 7,4; comprimento: 10,2;
Descrição:
Lucerna de volutas simples e bico triangular, de tipo Bailey A-III; a orla é de tipo Loeschcke III-a. Apresenta três caneladuras na orla estreita. O orifício de enchimento é quase centrado. A peça assenta num pé baixo circular. A decoração no disco consta de uma cena báquica/dionisíaca mostrando uma pantera a inclinar-se para um cacho de uvas pendurado numa videira. Do lado esquerdo figura um tirso duplo e do lado direito um cântaro. De cozedura oxidante, tem uma pasta muito fina e depurada e apresenta vestígios de engobe de cor ocre amarelado. Esta lucerna, a que falta parte do bico, tem o engobe muito estragado e é originária da Bética, onde foi fabricada através de moldagem em molde bivalve. (Segundo classificação e descrição de J.U.S.Nolen).
Incorporação:
Doação - Arthur Mendes
Proveniência:
Torre d'Ares
Origem / Historial:
Na ficha de inventário do museu com nº 14671 esta peça consta como sendo de Tavira, com a nota que foi encontrada nas escavações da estação do Caminho de Ferro de Tavira. José Leite de Vasconcellos, nas Religiões da Lusitânia publica-a em 1913 e refere que foi encontrada "perto de Balsa" pelo engenheiro Arthur Mendes, que a ofereceu a este Museu. Foi tambem publicada em 1994 por Jeannette Nolan, tambem como sendo proveniente de Balsa, Torre d'Ares, Tavira. Trata-se de uma peça proveniente de uma das necrópoles de Balsa que fica nas proximidades de Tavira.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica