MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 27 de fevereiro de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
1.TE.1.79.70
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Artefactos ideotécnicos
Denominação:
Placa de xisto
Grupo Cultural:
Megalitismo do Alto Alentejo
Datação:
Calcolítico
Matéria:
Xisto
Técnica:
Talhe, polimento, decoração através de incisões
Dimensões (cm):
largura: 11,5; espessura: 1,3; comprimento: 18,2;
Descrição:
Placa de xisto de contorno sub-rectangular, gravada nas duas faces, com um orifício para suspensão. No anverso a decoração organiza-se em duas áreas distintas, separadas por uma linha horizontal. A parte superior é composta, do lado direito do orifício, por quatro faixas perpendiculares preenchidas, alternadas por três faixas vazias; o lado esquerdo é composto por cinco faixas perpendiculares preenchidas, alternadas por quatro vazias. As duas zonas são entermeadas por duas faixas perpendiculares preenchidas, e um triângulo vazio invertido. A parte inferior é decorada por oito fiadas de zigue-zagues preenchidos, alternados por oito fiadas de zigue-zagues vazios. As pontas destes motivos são atravessados por três linhas verticais: uma do lado direito, outra ao centro, e outra do lado esquerdo. O verso tem apenas um tipo de decoração: linhas verticais e horizontais a formar quadrados ou rectângulos, que na parte inferior se encontram preenchidos.
Incorporação:
Legado - Escavações do MNA em cooperação com a Fundação Calouste Gulbenkian
Proveniência:
Tholos do Escoural. Localizada a meio da encosta de ujm outeiro a cerca de 200m WSW da Gruta da Herdade da Sala.
Origem / Historial:
Peça proveniente do Tholos do Escoural, das escavações arqueológicas realizadas no âmbito da actividade arqueológica do Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia em conjunto com a Fundação Calouste Gulbenkian. Esta escavação não teria sido possível sem a ajuda e as facilidades concedidas pelo proprietário da Herdade da Sala, o Comandante Queimado de Sousa (OAP, s.III, vol.3, 1969).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica