MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 14 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Évora
N.º de Inventário:
ME 548
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Transfiguração
Autores:
Rodrigues, Simão
Desconhecido
Datação:
XVII d.C.
Suporte:
Madeira
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 257; largura: 191;
Descrição:
Na parte inferior, prostrados no chão os apóstolos João, Pedro e Tiago que, com as mãos sobre o rosto, se protegem da intensa luz que emana da figura de Jesus. Este, no centro da pintura, mas num plano mais elevado, de pé sobre um chão de nuvens, aparece como uma figura que emana uma intensa luminosidade, a qual lhe é dada pela vestes e omanto completamente brancos e pelo nimbo de luz que lhe envolve a cabeça. Dos lados de Crisro os profetas Moisés, que segura as Tábuas dos Mandamentos, e Elias. O fundo da pintura é de um amarelo dourado. Noas roupagens predominam os tons suaves de verde,azul e rosa, com notas intensas de cor como o manto vermelho de São João. A moldura é dourada, com uma leve decoração.
Incorporação:
Outro - Transferência da Biblioteca Pública de Évora
Origem / Historial:
A partir de 1915 este quadro passa a fazer parte da colecção do Museu de Évora, pela incorporação neste museu da colecção da biblioteca pública da cidade. Segundo a bibliografia referida, origináriamente esta pintura poderia ter pertencido ao Convento de São Domingos, em Évora (v. Franco, p. 340 e Espanca, p. 452 e 475), após a extinção do qual, e tal como outrs obras, teria sido passado a fazer parte da Biblioteca Pública de Évora. Quanto à sua autoria, na referida obra do Padre António Franco, e sendo este o painel existente no Convento de São Domingos, é referido Frei Henrique de São Jerónimo, Prior do mesmo convento. Já Adriano de Gusmão, também na obra referida na bibliografia, atribui a autoria desta pintura, pelas semelhanças em termos de desenho e cor, a um seguidor de Simão Rodrigues. A partir de 1915, esta pintura passa a fazer parte da colecção do Museu de Évora, pela transferência para este museu da colecção da Biblioteca Pública.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica