MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
segunda-feira, 29 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Évora
N.º de Inventário:
ME 1003/1
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Ourivesaria
Denominação:
Cofre
Autor:
Desconhecido
Datação:
1591 d.C. - 1650 d.C.
Matéria:
Prata, prata dourada, fundida, relevada e incisa.
Dimensões (cm):
altura: 24,2 cm; largura: 12,6 cm; comprimento: 22,3 cm;
Descrição:
Cofre para a reserva eucarística, de forma rectangular, com molduras compósitas em baixo e no topo, assente sobre quatro pés de esferas. Facial anterior com decoração incisa de brutescos dentro de moldura rectangular de filete fino, tendo aplicadas ao centro uma fechadura de prata dourada com um orifício no canto superior esquerdo onde vem encaixar a lingueta, fixa por uma dobradiça. Facial posterior com esquema decorativo semelhante ao descrito, tendo ao centro um escudo dependurado de uma argola, que ostenta as cinco chagas de Cristo. Faciais laterais com decoração incisa de cartelas e brutescos, tendo ambos ao centro uma cartela dependurada de uma argola que ostenta as cinco chagas de Cristo. Tampa ligeiramente convexa, com friso de óvulos encerrado por filetes pontilhados. Ao centro, no interiorde uma cartela de perfil fitomórfico polilobado, encontra-se uma zona mais saliente de prata dourada, simbolizando o Monte Calvário, com friso de óvulos - semelhante ao descrito, mas em escala reduzida - dois pares de tíbias cruzadas em aspa, duas costas e uma flor. Ao meio, fixa com uma torca de prata, emerge uma cruz latina com remates trifoliados nos braços e parte superior da haste e um nó na parte inferior. À direita e à esquerda, respectivamente, dispõem-se várias "Arma Christi": a escada, dependurada de uma argola, com a cana com a esponja de vinagre e a lança, e a coluna, também dependurada de uma argola e com uma corda enrolada.
Origem / Historial:
Depósitadas temporáriamente no Museu Nacional de Arte Antiga em 14 de Julho de 2003, enquanto decorrem as obras de requalificação do edifício do Museu de Évora.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica