MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 5 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
Au 149
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Ourivesaria
Denominação:
Colar
Datação:
I d.C. - Época Romana
Matéria:
Ouro, pasta vítrea(?)
Técnica:
Fundido, soldado.
Dimensões (cm):
comprimento: 38;
Descrição:
Colar incompleto, constituído por 54 elementos articulados e encadeados, dos quais três apresentam igual número de contas de ouro, em forma de prisma hexagonal, sendo munido de um dos elementos do fecho, neste caso o gancho. Cada elemento da cadeia, de comprimento variável, é formado por uma haste de arame de secção circular na qual se encontra enfiada uma conta móvel, sendo rematado, em cada extremidade, por uma argola fechada por enrolamento espiralado na haste ou por soldagem. Algumas das argolas dos elementos encontram-se quebradas, ligando-se aos elementos apenas por um gancho. O gancho é constituído por três elementos soldados: uma argola, uma haste de secção circular, e um arame em gancho de secção circular, enrolado na extremidade.
Incorporação:
Doação - Oferta do Dr.Guilherme da Cunha Vaz, do Fundão, ao Dr.José Leite de Vasconcelos.
Proveniência:
Santa Menina
Origem / Historial:
*Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; nº 19/2006; 18/07/2006* Santa Menina, Fundão. Esta peça, bem como a nº Au 150, fazem parte de um conjunto que integrava ainda dois unguentários de vidro e moedas, encontrado dentro da sepultura, cerca de 1901. Apesar das diligências de J.L.de Vasconcelos para encontrar o restante espólio, sabe-se que foi inteiramente destruído, com excepção das peças que hoje integram a colecção do MNA e de um pedaço de chumbo do caixão, que de acordo com a bibliografia também terá vindo para o Museu.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica