MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Wednesday, May 08, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Arqueologia
Inventory number:
Au 998
Supercategory:
Arqueologia
Category:
Ourivesaria
Name:
Taça
Date / Period:
II BC - I BC - 2ª Idade do Ferro
Material:
Prata
Technique:
Levantada por martelagem.
Measurments (cm):
height: 7,9; diameter: 18,0;
Description:
Taça de forma troncocónica com fundo hemisférico ligeiramente achatado, de tipo "mastós" helenístico. No interior, o bordo é espessado e ligeiramente convexo, sendo decorado por uma dupla linha incisa. A meio da parede interna e a cerca de 30mm do bordo, na parede externa, apresenta respectivamente um e dois grafitos incisos.
Incorporation:
Doação - Colecção de Francisco Barros e Sá. Integrada no MNA em 1987
Provenance:
Monsanto da Beira
Origin / History:
*Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; nº 19/2006; 18/07/2006* Em ano desconhecido, tentou o Museu Nacional de Arqueologia por ordem do seu director Manuel Heleno e através do Dr.Farinha dos Santos adquirir um conjunto de recipientes em prata, à venda na Ourivesaria Santa Filomena, em Lisboa. Com um preço, também desconhecido, pretendido pelo ourives ligeiramente superior à verba que o MNA dispunha, as peças acabaram por ser adquiridas por Francisco Barros e Sá. Este conjunto manteve-se inédito até Maio de 1984, altura em que integrou uma mostra do acervo do coleccionador no Museu Nacional de Arte Antiga. Em 1987, este conjunto assim como outras colecções de Francisco Barros e Sá foram doadas ao Museu Nacional de Arqueologia.
Marks and Inscriptions

Type

Description

Image

Inscrição

Inscrição na parede interna: um grafito constituido por dois traços cruzados, quase perpendiculares, medindo cerca de 50mm de comprimento. Parede externa: dois grafitos, um constituido por quatro traços curtos e paralelos, com cerca de 8mm cada e separados a cerca de 1mm, e o outro constituido por dois pequenos traços paralelos e por um terceiro, colocado obliquamente, medindo cada um cerca de 7mm.

image
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits