MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 27 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
Au 978
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Ourivesaria
Denominação:
Arrecada
Datação:
VII a.C. - VI a.C. - Idade do Ferro
Matéria:
Ouro
Técnica:
Laminado repuxado e soldado.
Dimensões (cm):
diâmetro: 4,6; comprimento: 6,0;
Descrição:
Arrecada constituída por um corpo circular e munida de gancho de arame para suspensão. Divide-se em cinco campos circulares e concêntricos, tendo como motivo central uma flôr de oito pétalas amendoadas - definidas por arame de secção rectangular, formando um alveolado vazio - a qual se inscreve numa lâmina que apresenta a restante superfície vazada. O espaço entre o centro da flor (circular) e as pétalas é preenchido por grânulos. Os limites exteriores das pétalas, bem como o círculo que circunscreve a flôr, são contornados por um alinhamento de grânulos. O segundo campo é decorado por filigrana aplicada sobre lâmina formando uma superfície vazada de meandros ladeados por entrançado. O quarto campo é constituído por uma superficie compacta de filigrana canelada transversalmente. O terceiro e o último campos são constituídos por tubos cilíndricos (estreitando progressivamente do centro para as extremidades, sendo esta configuração mais acentuada no último) com decoração de filigrana e de granulado. Uma banda de filigrana divide os tubos a meio, longitudinalmente, sendo a parte interna do primeiro livre de decoração e a do último decorada por um alinhamento de minúsculos triângulos de três grânulos. A parte externa é decorada por granulado, no primeiro formando um alinhamento de triângulos e no último de triângulos contrapostos intercalados por losangos. O bordo da peça é rematado por uma banda de filigrana ondulada formando uma orla raiada.Os três campos externos são interrompidos por um recorte trapezoidal na parte superior, para introdução do lóbulo da orelha. O último campo, tubular, apresenta cada extremidade rematada por um anel - no qual se introduz o gancho para suspensão - decorado na parte média por estrias transversais. O reverso é liso com excepção da parte central que apresenta um alvéolo circular idêntico ao do centro da flor do anverso da peça. Uma das extremidades do gancho apresenta-se introduzida no tubo e a outra, depois de introduzida, sai por um orifício, envolvendo exteriormente, o tubo em enrolamento espiralado. Parecem tratar-se de elementos não originais. (Segundo ficha de Catálogo do MNA).
Incorporação:
Compra - Colecção do Tenente Coronel Gaspar. Aquisição pelo IPPC no leilão Lusitânia, em 30/31 de Março de 1990
Proveniência:
Odemira
Origem / Historial:
*Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; nº 19/2006; 18/07/2006* Colecção do Tenente Coronel Gaspar. Aquisição pelo IPPC no leilão Lusitânia, em 30/31 de Março de 1990.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica