MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 4 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
Au 209
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Ourivesaria
Denominação:
Lúnula
Datação:
Idade do Ferro Recente
Matéria:
Prata
Técnica:
Martelada.
Dimensões (cm):
largura: 1,2; espessura: 0,1; diâmetro: 17,2;
Descrição:
Lúnula laminar ovalada, constituindo uma peça inteiriça obtida por martelagem. As extremidades, afastadas, são rematadas por botões cónicos. A decoração divide a peça transversalmente em três zonas, sendo as duas laterais simétricas. A zona frontal (corresponde a cerca de metade do perímetro da peça) é rebaixada e canelada longitudinalmente, sendo a nervura central lisa e mais elevada do que as dos bordos, que apresentam decoração de espinhado. As zonas laterais são decoradas, no sentido ascendente, por dois agrupamentos de três linhas transversais, alternando com um alinhamento de três círculos, seguidos de um trapézio com os ângulos unidos por diagonais e de um triângulo com o vértice marcado por um círculo. A decoração termina por dois alinhamentos longitudinais de seis triângulos contrapostos de linhas duplas. O reverso é liso. A peça apresenta lacunas que não impedem, no entanto, a reconstituição da sua forma original.
Incorporação:
Compra - Aquisição (dir. Manuel Heleno)
Proveniência:
Pragança.
Origem / Historial:
*Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; nº 19/2006; 18/07/2006* «Tesouro» encontrado casualmente em 1934, «a pouca profundidade e junto dumas pedras», «no extremo da estrada que conduz ao cimo do castro» de Pragança. Deste conjunto fazem parte, seis peças: três lúnulas (Au 208 a Au 210), um colar (Au 211) e dois vasos incompletos (Au 212 a e Au 212 b).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica