MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 3 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
Au 207
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Ourivesaria
Denominação:
Lúnula
Datação:
Idade do Ferro Recente
Matéria:
Ouro
Técnica:
Martelado.
Dimensões (cm):
largura: 1,3; espessura: 0,2; diâmetro: 15,2;
Descrição:
Lúnula laminar ovalada, constituindo uma peça inteiriça obtida por martelagem. As extremidades, afastadas, são rematadas por botões cónicos. A decoração divide a peça transversalmente em três zonas, sendo as duas laterais simétricas. A zona frontal (corresponde a cerca de metade do perímetro da peça) é rebaixada e canelada longitudinalmente, sendo a nervura central lisa e mais elevada do que as dos bordos, que apresentam decoração de espinhado. As caneluras são decoradas por linha denticulada incisa, que corre junto à base das nervuras marginais. As zonas laterais são decoradas por linhas denticuladas incisas, desenhando trapézios intercalados por ziguezague, que acompanha a largura da lâmina. O reverso é liso.
Incorporação:
Compra - Aquisição (dir. Manuel Heleno)
Proveniência:
Pragança
Origem / Historial:
*Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; nº 19/2006; 18/07/2006* «Tesouro» encontrado casualmente em 1934, «a pouca profundidade e junto dumas pedras», «no extremo da estrada que conduz ao cimo do castro» de Pragança. Deste conjunto fazem parte, para além da peça em questão, seis outras, de prata: três lúnulas (Au 208-210), um colar (Au211) e dois vasos incompletos (Au 212 A e Au 212 B).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica