MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Tuesday, May 14, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Arqueologia
Inventory number:
Au 294
Supercategory:
Arqueologia
Category:
Ourivesaria
Name:
Lúnula
Date / Period:
Idade do Ferro Recente
Material:
Ouro
Technique:
Martelado
Measurments (cm):
width: 1,5; thickness: 0,7; diameter: 16,0;
Description:
Lúnula laminar, constituindo uma peça inteira obtida por martelagem. As extremidades, afastadas, são rematadas por botões bitroncocónicos. A decoração divide-se em sete zonas, uma central e as restantes, três de cada lado, dispostas simetricamente. A peça é rebaixada e canelada longitudinalmente, sendo este esquema interrompido por quatro segmentos mais elevados: dois laterais em forma de trapézio e dois, nas extremidades, triangulares. As três zonas frontais são ligeiramente mais largas do que o resto da peça. As zonas caneladas são constituídas por uma nervura central, lisa e elevada, e por duas marginais, mais estreitas e de menor altura. Na zona frontal (que corresponde a cerca de metade do perímetro da peça), entre a nervura central e as dos bordos, inscreve-se um alinhamento de escudetes puncionados com as bases orientadas para as margens, os quais têm o interior preenchido por duas linhas em ângulo intercaladas por besantes. As nervuras dos bordos são decoradas por espinhado. Os segmentos trapezoidais são decorados a punção por círculos concêntricos: um duplo em cada ângulo, seis idênticos alinhados verticalmente, ao centro, ladeados por dois círculos maiores de oito linhas. Os segmentos terminais são decorados na base por um círculo idêntico a este último e por dois alinhamentos verticais e centrais, de quartos de círculo de linhas duplas, contrapostos. O reverso é liso, apresentando em alguns pontos vestígios do puncionado.
Incorporation:
Outro - Transitou do Palácio das Necessidades para o MNA em 14/06/1949 (dir. Manuel Heleno)
Provenance:
Viseu
Origin / History:
*Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; nº 19/2006; 18/07/2006* Através do oficio 5.475 dirigida à Direcção Geral da Fazenda Pública, por Manuel Heleno, em 17 de Junho de 1947 foi socilitada a transferência de três jóias protohistóricas, sem indicação de proveniência, que se encontravam na Casa Forte do Palácio Nacional da Ajuda, juntamente com a colecção de vidros romanos. A colecção de vidros romanos deu entrada, neste museu, e as jóias a que este ofício faz referência, foram agora, duas delas identificadas, como provenientes de Viseu. Colecção arqueológica de D.Fernando II. Transitou do Palácio das Necessidades para o MNA em 14/06/1949 (dir. Manuel Heleno)
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits