MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 27 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
2001.62.40
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Vidros
Denominação:
Oinochoe
Datação:
2ª Idade do Ferro
Matéria:
Vidro
Dimensões (cm):
altura: 5,4; diâmetro: 1,1;
Descrição:
Fragmento de "oinochoe" de vidro de cor negra. Apresenta a porção correspondente à parte superior da peça. Boca trilobada, assente sobre gargalo cilíndrico, decorado com o enrolamento em espiral de um fio amarelo de cádmio que tambem contorna o lábio da peça. Mostra a totalidade da asa, unindo a boca ao colo, do qual se conserva tambem um fragmento com a curvatura do ombro. Os fragmentos juntos de vidro negro, decorado com plumeados de cores de amarela de cádmio poderão fazer parte do corpo desta mesma peça (Beirão 1985, p.94, nº 115).
Incorporação:
Outro - Mandato legal. Despacho Ministerial de 10/11/97
Proveniência:
Garvão
Origem / Historial:
*Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; nº 19/2006; 18/07/2006* Peça recolhida no decorrer de escavações arqueológicas efectuadas em Garvão de Junho de 1982 a Dezembro do mesmo ano. Posteriormente ficou depositada no IPPAR de Évora. Veio para o Museu Nacional de Arqueologia em 1989 para integrar a exposição permanente "Portugal das Origens à Época Romana", a título de depósito temporário. Por despacho do Sr. Ministro da Cultura de 10 de Novembro de 1997 passou a integrar o espólio deste Museu.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica