MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Monday, May 13, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Arqueologia
Inventory number:
Au 724
Supercategory:
Arqueologia
Category:
Numismática
Name:
Denário com cabeça janiforme de Castor e Pollux
Production Place:
ROMA
Workshop:
ROMA
Date / Period:
114 BC - 113 BC - Época Romana
Material:
Prata
Technique:
Cunhagem
Measurments (cm):
height: .;
Description:
Denário de prata. Anverso: Cabeça janiforme de Dioscuri laureada (Castor e Pollux), tem marca de controle. À esquerda, T e à direita X cortado na horizontal. Reverso: apresenta um barco orientado à esquerda, com cinco remos, e quatro figuras humanas, sendo a da direita mais imponente. Em cima: C.FONT, em baixo ROMA.
Incorporation:
Compra - A José Guimarães pelo Fundo de Fomento Cultural para o MNA
Provenance:
Pancas. Santana da Carnota, Alenquer
Origin / History:
*Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; nº 19/2006; 18/07/2006* Tesouro de Pancas. Encontrado em 1979 por Inácio Lopes Machado durante o decurso de trabalhos agrícolas, a 30 cm de profundidade. Tesouro constituído por 136 denários, 3 colares e um pingo de prata e 9 arrecadas e um brinco de ouro. O conjunto das moedas e das jóias foi comprado a José Guimarães, pelo Fundo de Fomento Cultural, por 750.000$00.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits