MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 27 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
15391
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Cerâmica
Denominação:
Lucerna com representação de Leda
Grupo Cultural:
Romano
Datação:
II d.C. - III d.C. - Época Romana
Matéria:
Cerâmica
Técnica:
Molde
Dimensões (cm):
altura: 2,5; largura: 7,6; comprimento: 10,7;
Descrição:
Lucerna de bico redondo de tipo Dressel / Lamboglia 28-A. A orla é decorada com cachos de uvas, de tipo Loeschke VIIIa. Apresenta vestígios de engobe alaranjado. A decoração moldada no disco representa Leda e Zeus na sua personificação de Cisne.
Incorporação:
Transferência - Por despacho governamental nesta data deram entrada no MNA as peças recolhidas por Estácio da Veiga para o Museu do Algarve.
Proveniência:
Guelhim
Origem / Historial:
As ruínas romanas de Milreu são conhecidas desde o séc. XVI, por André de Resende. Em 1877 Estácio da Veiga, no âmbito do levantamento da Carta Arqueológica do Algarve, efectuou as primeiras escavações arqueológicas em Milreu e no contíguo cemitério de inumação, mencionado como "campo mortuário de Guelhim". A planta existente indica o aparecimento de 22 sepulturas de inumação nesta necrópole, situada na encosta oriental do Serro de Guelhim. Todo o espólio aqui recolhido foi depositado no Museu Arqueologico do Algarve. Em 1894 todo o material recolhido por Estácio da Veiga deu entrada no Museu Etnológico Português. (OAP, VII, 1903).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica