MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 28 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
16366
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Epigrafia
Denominação:
Árula a Júpiter
Autor:
Desconhecido
Grupo Cultural:
Romano
Datação:
I d.C. - II d.C. - Época Romana
Matéria:
Granito
Dimensões (cm):
altura: 28; largura: 16,5; espessura: 10;
Descrição:
"Parece-nos ser uma árula (contudo sem apresentar vestígios de ter tido fóculo ou volutas de capitel) (...) que termina, na parte superior, por um recorte em semi-círculo abatido; acima e abaixo do campo epigráfico, limitando-o, observam-se um cordão duplo e um cordão simples respectivamente; a meio de cada uma das duas faces laterais, e no sentido vertical, observa-se também um cordão em relevo, de meia-cana, que se une aos referidos cordões horizontais que circundam o suporte; este encontra-se, na parte inferior, ligeiramente danificado e o campo epigráfico apresenta-se, no lado esquerdo, um tanto deteriorado, parece por "desgaste", o que no entanto não afecta a leitura." (M. M. Alves Dias, 1986) "O campo epigráfico ocupa o fuste e o texto adquiriu uma paginação com alinhamento tendencial à esquerda. Dedicatório a IVPITER OPTIMVS MAXIMVS. O teónimo é apresentado por extenso e os epitetos sob a forma de sigla. O dedicante apresenta uma onomástica paleohispânica. O formulário do texto indicia um baixo grau de latinização." (C. A. Fernandes) IOVI / O(ptimo) . M(aximo) / AVEN(tinus?) / [A(nimo)] L(ibens) V(otum) P(osuit) // Tradução: "A Júpiter Óptimo (e) Máximo. Aventino (?) de bom grado o voto colocou."
Incorporação:
Doação - Doada por Francisco Tavares.
Proveniência:
Quintela de Azurara
Origem / Historial:
Quintela de Azurara. "Esta inscrição é, de certo modo, associável à da Aldeia de Passos (...) e trata-se certamente da "ara votiva" recolhida no Museu de Belém (MNAE) de que Valentim da Silva, "Concelho de Mangualde (antigo concelho de Azurara de Beira)", Viseu, 1978, p.33 dá notícia." (M. M. Alves dias, 1986)
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica