MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
segunda-feira, 29 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
E 5249
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Escultura
Denominação:
Berrão
Grupo Cultural:
Cultura Castreja
Datação:
I d.C. - III d.C. - Idade do Ferro (Castrejo) - Época Romana
Matéria:
Granito
Dimensões (cm):
altura: 80; largura: 44; comprimento: 140;
Descrição:
Escultura zoomórfica representando um javali, em granito. Esculpido em monólito, apresenta um corpo curto e atarracado, cabeça destacada e focinho proeminente, no qual é representado em relevo o par de presas recurvadas. Apresenta duas orelhas pequenas: a direita, parcialmente mutilada, forma ainda um saliente quadrilátero. A orelha esquerda, em posição simétrica, tem superfície ligeiramente escavada. Tem olhos pequenos e elípticos, o da esquerda em parte mutilado por incisões. Os membros são representados em dois blocos talhados de forma fruste.
Incorporação:
Doação - Obtido pelo Padre José Augusto Tavares.
Proveniência:
Cabanas de Baixo.
Origem / Historial:
*Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; nº 19/2006; 18/07/2006* O Padre José Augusto Tavares deu notícia da existência de seis figuras de granito, representando porcos, no volume da publicação "O Arqueólogo Português" de 1895, salientando a importância da sua permanência no Museu Etnológico ou em qualquer outro, de modo a garantir uma melhor conservação. Mais tarde foram obtidas por aquele, e oferecidas ao Museu.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica