MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 4 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
E 6356
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Epigrafia
Denominação:
Ara a Fontanus
Datação:
I d.C. - II d.C. - Época Romana
Matéria:
Mármore branco do Alandroal
Dimensões (cm):
altura: 55; largura: 39,5; espessura: 19,5;
Descrição:
Ara trabalhada nas quatro faces, com moldura sob a cornija e na base; o capitel apresenta-se muito destruído, só conservando um toro lateral om decoração vegetalista; teria um fóculo circular central escavado e fastígio à frente e atrás. O texto foi paginado segundo o eixo de simetria, no entanto pouco conseguido; o O final da linha 1, que se supõe, apresentar-se-ia em módulo mais pequeno. Consagração a FONTANVS. Etimologicamente Fontanus significa "da fonte", "do fontanário", e representa a deificação personalizada do numen que a estes preside. Houve um pedido prévio que foi atendido: o dedicante agradece a descoberta que fez, provavelmente de uma nascente; teria utilizado técnicas de vedor? O dedicante indica a sua condição de escravo e ostenta um nome de cariz grecizante; explicita ainda o respectivo dominus, identificada por trianomina latinos. (Segundo J.C.R., 2002, cat.110) FONTAN[O] / SACRVM / THREPTVS C(aii) APPVLEI(i) / SILONIS SER(vus) V(otum) S(olvit) L(ibens) A(nimo) / OB AQVAS INVENTAS // Tradução: Consagrado a Fontano. Threptus, escravo de Caius Appuleius Silo, o voto cumpriu de bom grado, pelas águas que descobriu."
Incorporação:
Doação - Oferecida pelo Sr. Teodoro Simões de Faria.
Proveniência:
Tapada da Alameda
Origem / Historial:
" Por indicação do Sr. Antonio Paes, de Avis (...) tive a boa sorte de encontrar em Agosto de 1912, no Ervedal, um ara de marmore (...). A ara encontrou-se em 1870 num campo chamado Tapada de Alameda, dentro do Ervedal, concelho de Avis, pertencente ao Sr. Theodoro Simões de Faria, que, a pedido do Sr. Antonio Paes e do Sr. Dr. José Paes Telles, generosamente me offereceu a lapide para o Museu Ethnologico." (J. L. Vasconcelos, 1913)
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica