MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
segunda-feira, 6 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Lamego
N.º de Inventário:
122/19
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Retrato de D. João António Binet Píncio, bispo de Lamego
Autor:
Desconhecido
Datação:
1786 d.C. - 1821 d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo sobre tela
Dimensões (cm):
altura: 87,5; largura: 79;
Descrição:
O retrato de D. João António Binet Píncio, bispo de Lamego, integra o vasto programa pictórico que anima a capela de São João Batista. O presente exemplar, que ocupa um dos 16 caixotões do teto, possui um caráter execional, tanto no tema, como na datação, uma vez que todo o conjunto trata de assuntos hagiológicos, marianos ou cristológicos, e nele se retrata um bispo que governou a diocese de Lamego entre 1786-1821. De perfil 3/4, voltado à direita, D. João António Binet Píncio é retratado com as insígnias do seu poder episcopal. Possui o rosto bem delineado, com uma enorme testa, cabelo castanho claro, ondulado e nariz proeminente, sulcado por rugas na zona do queixo. Enverga indumentária prelatícia, composta de sotaina, cabeção, sobrepeliz arrendada, murça cinzenta debruada e forrada a vermelho e solidéu preto; pendendo de um cordão preto que usa ao pescoço, cai uma cruz peitoral dourada, e, na mão esquerda, exibe anel com ametista. Com a outra mão, segura um livro colocado, na vertical, numa mesa, sobre uma folha branca com a inscrição: "Semper Honus, Nomen que tuum, Laudes que manebum". Como símbolos do seu poder episcopal, sobre a mesa, à direita, repousa uma mitra aurifrigiada e, na vertical, um báculo dourado, com a volta da crossa, parcialmente visível, virada (incorretamente) para o interior. O fundo é negro, liso, interrompido à esquerda por elemento arquitetónico, ocupando toda a altura.
Incorporação:
Transferência - (Mosteiros extintos) Mosteiro das Chagas de Lamego
Origem / Historial:
Existe um retrato, com legenda identificativa, do bispo de Lamego D. João António Binet Píncio (1786-1821), pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Lamego, que nos permite associar o presente exemplar a esse prelado. O anel e a cruz peitoral que surgem no retrato poderão corresponder ao anel com "amestista roixa e com circulo de diamantes" e a uma das três cruzes douradas que foram exaradas no inventário do Paço Episcopal de Lamego, realizado por morte deste Prelado, em 1821. Ainda que não se encontre devidamente explicada a presença deste retrato num dos caixotões da capela de São João Batista, sabe-se que por provisão deste bispo, do ano de 1793, as freiras do Mosteiro de Barrô, que era comenda da Ordem Soberana de São João de Malta, foram transferidas para o Mosteiro das Chagas devido a dificuldades económicas. Poderá equacionar-se se não se deverá a este episódio a inclusão do retrato do Bispo na decoração desta capela, que era dedicada a São João Batista, assim como a presença da insígnia da Ordem de Malta, replicada em várias figurações do santo padroeiro que decoram a capela.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica