MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 4 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
15479
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Cerâmica
Denominação:
Lucerna do "tipo rã"
Datação:
III d.C. - IV d.C. - Época Romana
Matéria:
Cerâmica
Técnica:
Molde
Dimensões (cm):
diâmetro: 5,8; comprimento: 7,1;
Descrição:
Lucerna do "tipo rã", de bico redondo e curto, sem asa. O disco é pequeno, profundo e liso. A orla é convexa, com uma moldura e decorada com uma rã estilizada, iconografia que caracteriza este tipo de lucernas. Na base, convexa, apresenta uma marca de oleiro em forma de palma estilizada. A pasta é beige acastanhada clara, com abundantes elementos não plásticos de média dimensão.
Incorporação:
Transferência - Por despacho governamental nesta data deram entrada no MNA as peças recolhidas por Estácio da Veiga para o Museu do Algarve.
Proveniência:
Torre d'Ares
Origem / Historial:
Torre d'Ares. Esta peça com o nº de Inventário 15479, esteve até à apresenta data (30/4/2010) com proveniência incerta pelo facto de a respectiva ficha de inventário antigo a referir apenas como pertencente à Colecção deTeixeira de Aragão. No entanto, consultada a documentação de Estácio da Veiga (que adquiriu grande parte da Colecção Teixeira de Aragão) nomeadamente, o manuscrito e respectivo espólio fotográfico (est. LVI, foto 15) dedicado às Antiguidades Romanas do Algarve, volume que não chegou a ser publicado pelo Autor, foi a mesma identificada como proveniente de Torre d'Ares, proveniência que passa a partir desta data a ser assumida pelo Sector de Colecções deste Museu. Esta peça fez parte do Museu Arqueológico do Algarve, e em 1894 foram integrados no actual Museu Nacional de Arqueologia, por decreto de 20 de Dezembro de 1893 do Ministro Bernardino Machado, conforme "O Arqueólogo Português, série 1, vol. VII, 1903. Outra parte da colecção de Estácio da Veiga foi comprada pelo Estado à família, e incorporada igualmente no Museu Nacional de Arqueologia.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica