MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 27 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
17886
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Escultura
Denominação:
Estatueta de Fortuna Alada
Datação:
I d.C. - II d.C. - Época Romana
Matéria:
Bronze
Técnica:
Fundição
Dimensões (cm):
altura: 8,7; largura: 3,4; espessura: 2,0;
Descrição:
Fortuna representada através de um figura jovem, feminina, nua e alada. A parte superior do corpo, desde o terço superior das pernas, emerge de um cálice ou, mais provavelmente, de um ramo de folhas de acanto. Cabeça direita, olhando de frente, coroada por um pequeno diadema. O penteado oculta as orelhas e é apanhado na nuca, para cair em jeito de trança pelo dorso abaixo. O rosto encontra-se um pouco gasto, dissimulando a nitidez dos detalhes faciais. O torso evidencia algumas particularidades anatómicas, das quais se destacam os seios, o umbigo, e acusada prega inguinal. O braço direito pende ao longo do corpo, e a respectiva mão envolve o colo de um jarro ou "oinochoe"; o braço esquerdo flectido, pelo cotovelo, eleva o antebraço de modo que a mão possa amparar o açafate, ou "calathus", com seis pequenos esferóides simbolizando frutos, apoiado no ombro do mesmo lado. Na parte superior do dorso permanece inteira e entreaberta a asa esquerda e vestígios da outra. A parte inferior do cálice é escavada, formando uma calote cónica, adaptável a qualquer peça, pressupondo ter sido utilizada como aplicação. A pequena estatueta poderia representar uma imagem de abundância que seria venerada num "lararium".
Incorporação:
Outro - Mandato legal. Foi encontrada por Estácio da Veiga, no final do séc. XIX, na Boca do Rio, freguesia de Budens, concelho de Vila do Bispo.
Proveniência:
Boca do Rio
Origem / Historial:
*Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; nº 19/2006; 18/07/2006* Foi encontrada por Estácio da Veiga, no final do séc. XIX, na Boca do Rio, freguesia de Budens, concelho de Vila do Bispo, num local denominado na Carta Arqueológica do Algarve, como povoação "extinta ou arrazada". As primeiras escavações foram feitas por aquele arqueólogo em 1878, que levantou a planta do local e desenhou alguns mosaicos. " Achou-se esta bem modelada figura de bronze nas ruínas dos edificios romanos da Boca do Rio, ou praia de Budens, e me foi mui graciosamente oferecida pelo antigo e benemérito redactor da Gazeta do Algarve, Drº Augusto Feio Soares de Azevado. Tenho-a no museu do Algarve". (Veiga, Estácio da, Antiguidades Monumentais do Algarve, in O Arqueólogo Português, volume XV, Lisboa, Imprensa Nacional, 1910)

Tipo

Descrição

Imagem

imagem

Imagem

ADF - Luisa Oliveira

imagem

imagem

Imagem

ADF - Luisa Oliveira

imagem

imagem

Imagem

Número de inventário: MNA 17886.b Autor: Luís Reis Localização: Processo de Inventário - PB-I/644

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica