MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Sunday, April 28, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu da Música
Inventory number:
MNM 1542
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Retrato de António Lamas
Manufacture Center:
Portugal, Lisboa
Date / Period:
1915
Measurments (cm):
height: 92; width: 80;
Description:
Óleo s/ tela de Carlos Reis representando António Lamas com viola de Amor (MNM 1543) Retrato a óleo, inacabado, 57x70cm; moldura de época, de madeira ornada com cercadura de rosas entalhadas, enlaçadas com fita, 79x93 cm; ded.:"á memória do/ saudoso artista e amigo/ Atnónio Lamas/ Carlos Reis/ 1915
Incorporation:
Legado - LEGADO ELISA LAMAS (1926-2021) Viola de Amor que pertenceu a António Lamas Caixa do instrumento musical Interior da caixa: 4 arcos Documentação diversa relacionada com a viola de amor e os arcos 3 queixeiras Cordas 3 panos de cobertura de estojo Pintura a óleo de Carlos Reis representando António Lamas com a viola de amor (92x80 cm)
Origin / History:
O retrato foi pintado por Carlos Reis nos últimos tempos de vida de António Lamas. O pintor, seu amigo pessoal, foi surpreendido com a morte de Lamas antes de acabar a obra. Por esse motivo o quadro está inacabado, sendo visível o esboço a carvão da parte inferior do retrato. Lamas foi proprietário da segunda maior colecção de instrumentos musicais em Portugal e, embora já coleccionasse estes objectos às vésperas da républica, reuniu o grosso da sua colecção, que atingiu cerca de 90 peças, a partir de 1910. A colecção Lamas distinguiu-se, principalmente, por causa dos cravos de factura portuguesa. Após a sua morte foi dispersa, vendida em leilão. (Ana Paula Tudela in Catálogo Tempos e Contratempos) As peças deixadas em testamento ao Museu Nacional da Música pela grande pedagoga e pianista Elisa Lamas têm inegável valor organológico, artístico, histórico e documental, pela qualidade, raridade e importância que têm para esta colecção, e também por terem pertencido a um dos fundadores do actual acervo do museu, António Covacich Lamas (1861-1915). Lamas, músico amador com enorme talento, foi também um dos primeiros portugueses a colecionar instrumentos musicais (tinha c. 100 exemplares, entre os quais cravos portugueses) e era, segundo Lambertini, bastante zeloso na sua conservação. Pertenceu à Sociedade de Música de Câmara e à Grande Orquestra Portuguesa, tendo, de 1906 a 1908, juntamente com Michel Angelo Lambertini, organizado um ciclo pioneiro de concertos com instrumentos históricos, onde tocava a viola de amor que agora a testadora nos deixou. A sua história, assim como a da Testadora, é indissociável da vida musical portuguesa do séc. XX. Relativamente ao retrato do pintor Carlos Reis, a Testadora terá doado o quadro ao Museu Instrumental do Conservatório Nacional em 1944. Após a extinção do Museu Instrumental, a doadora terá tido direito ao usufruto da peça, que é agora incorporada na colecção do MNM.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits