Origem / Historial:
A moldagem desta peça foi feita a partir do original em mármore de Carrara, do século XVI, obra atribuída a Guillaume Regnault ou Girolamo da Fiesole, com jacentes e anjos atribuidos à oficina de Michel Colombe e aos italianos Guisti e Guido Mazzoni, obra que se encontra Catedral de Saint-Gatien de Tours, em França. A reprodução em gesso terá sido executada entre 1882 (Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portuguesa e Hespanhola) e 1900 (Exposição Universal de Paris).
Com provável proveniência da coleção de moldagens do Museu do Louvre, terá sido selecionada por José de Figueiredo (Diretor do MNAA) para figurar na Exposição de Arte Francesa (1934), apresentada em Lisboa. Após a exposição foi comprada pelo estado português, transitando em 1963 para o Museu de Escultura Comparada, em Mafra, "onde já se encontravam reunidas muitas espécies do mais alto interesse”, conforme expresso no Decreto-Lei n.º 45413, de 7 de dezembro de 1963, que criou no Palácio Nacional de Mafra o Museu de Escultura Comparada.