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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Mafra
N.º de Inventário:
MEC 112
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
Retábulo da Adoração dos Pastores
Matéria:
Gesso
Técnica:
Moldagem
Descrição:
Painel retangular formado por uma moldura com inscrição na parte inferior e no interior a representação da Adoração dos Pastores, em relevo. Ao centro, a Virgem com auréola, de perfil e virada para a direita encontra-se ajoelhada, de mãos postas e inclinada para o Menino nu, deitado numa alcofa segurada por dois anjos ajoelhados. Os anjos são antecedidos de dois pastores, um de mãos postas e outro de mãos cruzadas no peito. No lado esquerdo, em primeiro plano, São José de perfil, com auréola, ajoelhado e com o queixo em repouso nas mãos apoiadas no joelho esquerdo e numa bengala, estando em segundo plano um burro e uma vaca dentro de um estábulo. A composição é fechada em ambos os flancos por uma árvore com folhagem.
Incorporação:
Afectação Permanente - Museu de Escultura Comparada (Gipsoteca), criado pelo Decreto-Lei nº 45 413, de 7 de Dezembro de 1963.
Origem / Historial:
A moldagem desta peça foi feita a partir do original em pedra, do século XVI, obra atribuída à oficina de Michel Colombe. A reprodução em gesso terá sido executada entre 1882 (Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portuguesa e Hespanhola) e 1900 (Exposição Universal de Paris). Com provável proveniência da coleção de moldagens do Museu do Louvre, terá sido selecionada por José de Figueiredo (Diretor do MNAA) para figurar na Exposição de Arte Francesa (1934), apresentada em Lisboa. Após a exposição foi comprada pelo estado português, transitando em 1963 para o Museu de Escultura Comparada, em Mafra, "onde já se encontravam reunidas muitas espécies do mais alto interesse”, conforme expresso no Decreto-Lei n.º 45413, de 7 de dezembro de 1963, que criou no Palácio Nacional de Mafra o Museu de Escultura Comparada.
 
     
     
   
     
     
     
 
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