MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 3 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Mafra
N.º de Inventário:
MEC 107
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
Náiade
Matéria:
Gesso
Técnica:
Moldagem
Descrição:
Painel retangular dominado pela figura de Naíde, em relevo. A figura encontra-se de costas, nua, recostada numa concha de grande dimensão, tendo o braço direito apoiado na voluta que a concha forma. Com o braço esquerdo levantado segura uma placa com uma cobra em relevo e, circundando-lhe o corpo, possui um panejamento estriado e esvoaçante. Do lado direito do painel, aos pés de Naíde e olhando para ela, surge a figura de um anjo montado num dragão, segurando um drapeado esvoaçante.
Incorporação:
Afectação Permanente - Museu de Escultura Comparada (Gipsoteca), criado pelo Decreto-Lei nº 45 413, de 7 de Dezembro de 1963.
Origem / Historial:
A moldagem desta peça foi feita a partir do relevo original, em pedra, do século XVI, obra executada por Jean Goujon (1572), proveniente da Fontaine Des Innocents, existente no Museu do Louvre, em Paris. A reprodução é proveniente da coleção de moldagens do Museu do Louvre, obra selecionada por José de Figueiredo (Diretor do MNAA) para figurar na Exposição de Arte Francesa (1934), apresentada em Lisboa. Após a exposição foi comprada pelo estado português, transitando em 1963 para o Museu de Escultura Comparada, em Mafra, "onde já se encontravam reunidas muitas espécies do mais alto interesse”, conforme expresso no Decreto-Lei n.º 45413, de 7 de dezembro de 1963, que criou no Palácio Nacional de Mafra o Museu de Escultura Comparada.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica