MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 4 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Mafra
N.º de Inventário:
MEC 2
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
Cavaleiro Medieval
Matéria:
Gesso, metal, fibras vegetais.
Técnica:
Moldagem
Dimensões (cm):
altura: 74; largura: 21; profundidade: 65;
Descrição:
Réplica em gesso de uma escultura de vulto original, em calcário, representando um cavaleiro medieval, envergando armadura composta por grande elmo, cota de malha, sapatos de bico e esporas. Empunha com a mão direita uma maça apoiada ao ombro e, com a esquerda segura as rédeas e um escudo com as armas de Domingos Joanes: aspa e quatro flores-de-lis. O cavalo está coberto com uma gualdrapa.
Incorporação:
Afectação Permanente - Museu de Escultura Comparada (Gipsoteca), criado pelo Decreto-Lei nº 45 413, de 7 de Dezembro de 1963.
Origem / Historial:
Esta peça é uma moldagem do original gótico, em calcário, que se encontra no Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, com o número de inventário MNMC 704, datada de entre 1325 e 1350, proveniente da Capela dos Ferreiros, em Oliveira do Hospital e atribuída a Mestre Pero. A moldagem deverá ter sido realizada no contexto da Comemoração dos Centenários, em 1940, uma das peças reunidas por Diogo de Macedo para figurar na exposição realizada no Museu Nacional de Arte Antiga, a qual contou com mais de 50 peças. Originalmente as moldagens estiveram guardadas nas instalações do Mosteiro dos Jerónimos e do Museu Nacional de Arte Antiga, de onde procederam para Mafra, passando a integrar o Museu de Escultura Comparada (Gipsoteca) desde a sua constituição em 1963.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica