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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Etnologia
N.º de Inventário:
AL.048
Supercategoria:
Etnologia
Categoria:
Ritual
Denominação:
Figura relicário
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Angola
Grupo Cultural:
Woyo
Datação:
XX d.C.
Matéria:
Madeira, espelho, substâncias orgânicas e pigmento ocre.
Dimensões (cm):
altura: 24,5;
Descrição:
Figura relicário em madeira, como representação de figura humana, na posição de pé e toda recoberta por um engobo de cor ocre, com um grande receptáculo com tampa de espelho, sobre o peito e o ventre. Os olhos são também dois pedaços de espelho incrustrados.
Incorporação:
Doação
Proveniência:
Cabinda, Angola
Origem / Historial:
Os "minkisi" são figuras que materializam as forças da terra invisível dos mortos e que sob o controlo humano atuavam ao nível pessoal, político e económico dentro das comunidades Kongo. «No pensamento dos povos Kongo, um "nkisi" (pl. "minkisi") era uma força personalizada da terra invisível dos mortos que tinha escolhido, ou sido induzida a submeter-se a um certo grau de controlo humano efetuado através de rituais. O perito que conduzia tal ritual era o "nganga" (operador ou sacerdote; pl. baganga) do nkisi. O ritual podia ser mais ou menos elaborado, demorar uns minutos ou muitos anos a ser completado e requerer a participação de qualquer número de pessoas, de um só indivíduo a uma aldeia inteira ou mais. Incluia habitualmente cantos, danças, restrições de comportamento, recintos especiais e espaços preparados, e um aparato material vagamente prescrito. O aparato material incluía instrumentos de música, a presença do nganga e dos seus pacientes, ou clientes, artigos de uso, remédios e, finalmente, um objeto central que era o próprio "nkisi" no sentido restrito de recetáculo da força que dava poder.» «Um "nkisi" foi revelado plo espírito ao "nganga" que primeiro o compôs, que recebeu instruções quanto ao seu uso e que, através da iniciação, pode instruir o seu sucessor. A composição era alcançada acrescentando "remédios" ao receptáculo - uma figura de madeira, um pote de barro, um corno de animal, um saco ou uma combinação de tudo isto. Os remédios consistiam de matérias naturais escolhidas quer porque visualmente representavam os atributos a ser encarnados nesse particular "nkisi"...» Fonte - MacGaffey, 2000: 44.
 
     
     
   
     
     
     
 
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