MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 30 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
991.21.16
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Cerâmica
Denominação:
Oinochoe de figuras vermelhas
Datação:
IV a.C. - Período Helenistico
Matéria:
Cerâmica
Dimensões (cm):
altura: 22,7; diâmetro: 17,5;
Descrição:
Oinochoe de bico trilobado. Ornamentação: na parte debaixo do colo, duas folhas, uma roseta de pontos e duas folhas em sobrepintura branco amarelado; envolvendo o quadro: na parte de cima, linha de sigmas deitados sobre dois filetes; na parte de baixo, grega acantonada de cruzes. Sátiro entre Ménade e jovem. À esquerda, Ménade de três quartos para a direita; cabeça para a direita; pé direito ligeiramento recuado; mão esquerda sobre a anca; tympanon na mão esquerda; ela traja um chiton com largo debrum e usa um puxo na base da nuca (com contorno reservado); em sobrepintura branco amarelado: coroa nos cabelos, brincos, colar de pontos, dois duplos braceletes, ponto no centro do tympanon. No centro, Sátiro de três quartos para a esquerda; está sentado num rochedo marcado por traços em sobrepintura branca (um deles termina em ramo) e recoberto por uma pele pantera; cabeça de perfil à esquerda, cabeleira e barba com contorno reservado; segura em cada uma das mãos uma flauta; em sobrepintura branco amarelado: coroa (fita e linha de pontos), as duas flautas, a cauda, traços dos rochedos. À direita, jovem de três quartos para a esquerda; cabeça de perfil para a esquerda; pé esquerdo recuado; usa, enrrolada no braço esquerdo uma roupagem e segura um tirso; na mão esquerda, bola (?); cabeleira com contorno reservado; em sobrepintura branca amarelado: coroa (fita e linha de pontos). Verniz um pouco estalado. Em reserva: superfície de apoio e interior do pé. (P.R. e MHRPereira)
Incorporação:
Doação - D.Luis Bramão
Proveniência:
Desconhecido
Origem / Historial:
Em 1990 D. Luís Bramão doou ao Museu Nacional de Arqueologia um importante núcleo de peças arqueológicas etruscas, gregas e romanas entre as quais se inclui esta peça.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica