MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 7 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
149 Tex MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Traje
Denominação:
Vestido de Senhora
Datação:
XIX d.C. - XX d.C.
Matéria:
Seda (veludo). Crepe de seda (gola). Fio de seda (bordados). Metal (lantejoulas). Algodão (forro).
Técnica:
Veludo. Crepe. Cetim. Tafetá. Renda. Tule. Bordados em diversos pontos.
Dimensões (cm):
altura: 42 cm (corpete); 155 cm (saia com a cauda);
Descrição:
Vestido de senhora composto por duas peças: casaquinha e saia com cauda. Em veludo de seda de cor negra, bordado com diversos pontos, a fio de seda da mesma cor e lantejoulas de diversos formatos, em tonalidades igualmente negras, que variam conforme os cambiantes de luz. Decorado ainda com rendas e com recortes de tule. A casaquinha é bordada na totalidade, com desenho mais miudo do que apresenta a saia. Aperta à frente, com colchetes, e remata no decote por um folhinho de crepe de seda beige. Tem mangas de balão, justas na parte inferior a seguir ao cotovelo. Estas mangas podem ficar curtas ou compridas, conforme o pretendido. Ou seja, por intermédio de colchetes, colocados à altura do cotovelo, podemos adicionar ou destacar, a parte das mangas mais justa. Conserva uma grande aba nas costas, em tafetá negro, que originalmente ficaria interior, tapada pela saia, e que provavelmente se destinaria a cobrir a armação traseira, que a moda da época exigia. No interior tem fita com a assinatura Aline de Neuville, bordada. A saia tem cauda pronunciada e o mesmo tipo de decoração, mas menos profusa e com motivos florais maiores, sobretudo os recortados em tule, que são salientados pelo tafetá interior, em tom claro. A decoração deste vestido, negro sobre negro, recorrendo a variados materiais, e, consequentemente, a diferentes texturas - rendas, tules, vários pontos de bordado, lantejoulas de variados formatos – confere-lhe gradações de cor e de brilho, que o tornam sumptuoso.
Incorporação:
Doação - Doação da familia Abreu Lima, ao Museu Nacional de Soares dos Reis. Efectuada por João Abreu Lima, em representação dos seus irmãos. O vestido era de sua trisavó, Sofia Cândida Rooke
Origem / Historial:
Tem assinatura de Aline Neuville, prestigiado atelier de alta costura, em Lisboa, na Rua do Chiado. A título de curiosidade, a Rainha D. Maria Pia era cliente desta modista de origem francesa, facto que atesta a qualidade desta casa, sabendo-se que a rainha era grande apreciadora da moda francesa e exigente compradora de requintadas peças. Dada a época da sua criação, e tendo em conta a sua proprietária, não é descabido pensar que tenha sido usado em receções oficiais no então Palácio Real do Porto (onde hoje se encontra instalado o Museu Nacional de Soares dos Reis) oferecidas pelos reis D. Luís e D. Maria Pia, ou D. Carlos e D. Amélia, ou mesmo pelo último rei, D. Manuel II, já que todos eles aqui se instalaram, por curtos períodos de tempo, até à implantação da República. Foi oferecido ao Museu em 2018, por João Abreu Lima e seus irmãos, em 2018, trinetos da proprietária, Sofia Cândida Rooke.

Tipo

Descrição

Imagem

imagem

Imagem

Jorge Coutinho 2021

imagem

imagem

Imagem

imagem

imagem

Imagem

Jorge Coutinho 2019

imagem

imagem

Imagem

Jorge Coutinho 2019

imagem

imagem

Imagem

imagem

imagem

Imagem

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica