MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 7 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
67378
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Cerâmica
Denominação:
Tampa (de prato coberto) / Serviço de Mesa [DF]
Centro de Fabrico:
Aveiro, Ílhavo
Oficina / Fabricante:
Fábrica de Porcelana da Vista Alegre
Matéria:
Porcelana, esmaltes policromos, ouro
Suporte:
Porcelana
Técnica:
Porcelana moldada, aplicada, estampagem, pintura com esmalte, douragem
Dimensões (cm):
altura: 9,5cm; diâmetro: Ø25cm;
Descrição:
Tampa redonda em porcelana, em forma de cúpula abatida, com saliência ligeira em contracurva sobre a pestana, formando aba. Pega alteada sobre pedúnculo em trombeta invertida. Pega em forma de bolacha com protuberância ao centro e furo de respiração no tardoz. Pestana saliente no tardoz, recuada 1,5cm do bordo, em bisel e sem vidrado, para encaixe no corpo. A peça foi maioritariamente deixada em branco e decorada com uma barra verde-clara junto ao bordo. Abaixo cima desta, friso de rendilhado a ouro e, sobre o fundo branco, de cada lado, destaca-se o monograma real de D. Fernando, em esmaltes polícromos e ouro. Apontamento a ouro no bico do botão de preensão. Tardoz vidrado, deixado em branco.
Origem / Historial:
Serviço oferecido pela Vista Alegre a D. Fernando II, quando da sua visita à fábrica em 1852 (AREZ, Ilda, Vista Alegre. Porcelanas Portuguesas, Lisboa: Estar Editora, 1998, p. 107). Terá sido feito pelo menos um reforço do serviço, em data posterior, já que a maioria das peças remanescentes no Palácio da Ajuda têm marca de 1870-80. O inventário orfanológico realizado após a morte do monarca, localiza-o na "Copa" do Palácio da Pena, com o n.º 6548: "Cento e seis pratos de guardanapo, vinte e seis ditos sopeiros, sessenta e oito ditos de sobremesa, dose ditos mais pequenos, vinte e uma travessas, sette pratos cobertos, oito com pé para doce, dose ditos para conserva, seis terrinas com tampa e prato, duas salladeiras, dose salleiros, quatro mostardeiras, dois etageres com vinte duas canecas, seis santieres com dois pratos, dezoito potes para ovos, dois assucareiros, vinte e oito chavenas e pires tudo de procellana de Vista Alegre com monograma = D. F e corôa marcado com o numero quatrocentos e vinte e sette. Avaliado tudo em cem mil reis (ANTT, "Inventário Orfanológico de D. Fernando II - Móveis existentes no Pallácio da Pena, Cintra - Mobiliários adquiridos depois de 10 de junho de 1869", levantamento documental e transcrição de Hugo Xavier/PSML).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica