MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 27 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Pena
N.º de Inventário:
PNS3295
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Mobiliário
Denominação:
Otomana
Centro de Fabrico:
Lisboa
Oficina / Fabricante:
Gaspar, Armador & Estofador, Sucessores Barbosa & Costa
Datação:
1866 d.C.
Matéria:
Madeira de carvalho; Têxtil de algodão
Dimensões (cm):
altura: 59; largura: 169; profundidade: 64;
Descrição:
Otomana em madeira de carvalho, estofada a tecido com duas almofadas. É constituída por assento e braços, que se apoiam numa estrutura de madeira. O interior dos braços forma uma gaveta estreita e rectangular, forrada a zinco, cuja frente apresenta uma pequena carranca masculina. A transição para a base faz-se por meio de um friso entrançado; a base apresenta uma barra decorada com motivos florais e uma carranca ao centro e é rematada por um friso vegetalista. A estrutura assenta em pés circulares, achatados e decorados de forma idêntica ao friso. É forrada em tecido imitando cretone, com desenhos de folhas e pássaros em tons de vermelho e verde, sobre fundo beije, com galão nos mesmos tons e folhos nos braços.
Incorporação:
Depósito do Palácio Nacional de Sintra, 2016.
Origem / Historial:
Adquirida por D. Fernando II, em 1866, com outras peças de mobiliário com decoração condizente (quatro otomanas, dois poufs ovais, duas étagères e várias cadeiras, duas das quais fumeuse), para a "Sala de Fumo" deste palácio, depois conhecida por "Sala da Música". O inventário orfanológico realizado após a morte do rei (1885), localiza-a nesse compartimento, com o número de conjunto 6244 (ANTT). Alí se manteve com o restante mobiliário durante os reinados de D. Carlos e D. Manuel II como atestam os inventários de 1897, 1807 e 1910 (Arquivo do PNP). Em 1939 as quatro otomadas foram transferidas para o Palácio Nacional de Sintra. Em 2016, no âmbito do projeto de reconstituição museológica da "Sala de Fumo", foi assinado um protocolo de colaboração entre os dois palácios, formalizando o depósito das mesmas. Após um aprofundado trabalho de restauro que envolveu a reprodução do tecido original, regressaram em 2019 ao Palácio Nacional da Pena.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica