MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Friday, May 03, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Palácio Nacional da Ajuda
Inventory number:
42067
Supercategory:
Arte
Category:
Instrumentos musicais
Name:
Bandolim
Manufacture Center:
Nápoles, Itália
Date / Period:
XVIII A.D
Material:
Madeira de Spruce, ébano, madrepérola, metal, prata (?)
Measurments (cm):
height: 57,5;
Description:
Bandolim de quatro cordas duplas, cabeça de cravelhame lisio com cravelhas metálicas laterais (não originais), é forrado de tartaruga e tem uma faixa central de embutidos florais em madre pérola. Do lado posterior tem uma chapa metálica; prata ? com as iniciais " I D I M" gravadas que poderá corresponder à Infanta D. Isabel Maria. Braço com ponto chapeado de tartaruga e moldura de marfim com dez trastos metálicos embutidos, tem mais três trastos sobre o tampo. O lado posterior do braço é em faixas verticais de marfim e ébano. Tampo de spruce de veio homogénio circundado por filete de marfim. A abertura sonora é circular com moldura de embutidos florais de madre pérola, guarda unhas em tartaruga, ponto e cavalete de ébano. Tem por baixo do cavalete um florão em madre pérola . Os quatro botões para prisão das cordas são em marfim. Costas periformes de 21 aduelas com tiras de ébano na junção com o tampo. A peça de segurança inferior é da mesma madeira. O interior é reforçado com papel, algum dele manuscrito. Tem 3 ou 4[?] barras de segurança no interior do tampo.
Incorporation:
Transferência - Casa Real
Origin / History:
Antónius Vinaccia, filho de Gennaro, trabalhou em Nápoles na rua Catalana em 1763 com o seu pai e irmãos. Em 1768 vive sozinho na Rua Constantii até ao fim do século XVIII. Todos os instrumentos que se conhecem, em vários museus, são ricamente elaborados e marchetados. Informação de Christian Bayon Luthier, membre du Groupement des Luthires e Archtiers d'art de France. Christian Bayon Luthier fez o estudo deste instrumento em julho de 1998.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits