MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 8 de dezembro de 2022    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Terra de Miranda
N.º de Inventário:
SMD_00177
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
São Lucas
Local de Execução:
Zamora (Espanha) e Miranda do Douro
Datação:
1614 d.C. - 1633 d.C.
Suporte:
Madeira
Técnica:
Madeira policromada e dourada
Dimensões (cm):
altura: 33,5; largura: 12; profundidade: 11;
Descrição:
Imagem de vulto representando o evangelista São Lucas, a corpo inteiro, de pé, com cabeça alongada, cabelo ondulado de risco ao meio, caindo sobre os ombros e costas, e rosto com barba. Ergue o braço esquerdo, segurando um livro aberto dos Evangelhos; o braço direito está ligeiramente levantado, mas tem a mão truncada. Enverga túnica azul e dourada com abertura junto ao peito, cingida à cintura, e um manto verde forrado interiormente a vermelho, estofado a ouro. O pé esquerdo, descalço, sobressai por baixo da túnica. Assenta sobre uma base dourada, redonda, onde também se encontra uma vaca deitada, representando o seu atributo morfológico.
Origem / Historial:
O retábulo monumental e o cadeiral, em talha dourada, estofada e policromada, com figuras em alto relevo, foi mandado erigir pelo bispo D. José de Melo (1609 – 1611) e terminado em 1614, no episcopado de D. Jerónimo Teixeira Cabral (1611 – 1614), tendo sido encomendado a Gregório Fernandéz e Francisco Velasquez, e realizado nas suas oficinas de Valladolid (Espanha). 1635, 20 julho - escritura para douramento e pintura do retábulo-mor por Alonso de Ramessal.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica