MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 5 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
10785
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Ourivesaria
Denominação:
Fruteiro (6) / Conjunto para ornamento de mesa
Autor:
Tétard, Edmond
Centro de Fabrico:
Paris, França
Datação:
1890 d.C.
Matéria:
Prata
Técnica:
Prata fundida e cinzelada
Dimensões (cm):
altura: 11,5; largura: 20,9; profundidade: 19;
Descrição:
Base de fruteiro em prata cinzelada. Forma losangular assente sobre quatro pés salientes de orla recortada. Corpo côncavo com decoração rocaille de volutas, concheados e palmetas sobre campo puncionado. Apresenta na parte superior uma cavidade circular para colocação do prato em vidro.
Incorporação:
Transferência - Casa Real
Origem / Historial:
Integra um conjunto para ornamento de mesa em prata e cristal, constituído por uma Jardineira (inv. 50767), um Plateau (inv. 50768) e seis fruteiros, sendo dois maiores (inv. 10785 e 10786) e os restantes quatro mais pequenos (inv. 10787 a 10790). O conjunto foi adquirido pela rainha D. Maria Pia aos Joalheiros da Coroa Leitão & Irmão, em 1891 e o seu valor ascendeu a 1.350,000 réis (ANTT, ACR, cx. 6635, "Vendido a Sua Magestade A Rainha A Senhora D. Maria Pia, 30-06-1891"). Em 1911, por ocasião do arrolamento dos bens da Casa Real, o conjunto encontrava-se guardado na designada "Arrecadação das Pratas de Dona Maria Pia", muito embora os seus elementos se encontrassem separados uns dos outros. Os fruteiros foram arrolados sob a verba "N' 756" tendo sido descritos nos seguintes termos: "Seis pés de prata, iguaes, cinzelados no estylo D. João V, sustentados em quatro florões, com 0,08 1/2 de A. e cavidades na parte superior, para n'elles se ajustarem fructeiros de cristal"; sendo ainda acrescentado logo de seguida, "O registo marca dez pratos de vidro d'estes pés, mas não existem n'esta casa, devendo talvez estar na arrecadação dos vidros, como depois se verificará" (APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 4, 1911, fl. 1310v.). A Jardineira foi arrolada sob a verba "N' 583" e o Plateau "N'662". Neste último caso, a peça foi incorrectamente associada a uma outra jardineira (arrolada sob a mesma verba N' 662) por sinal, do mesmo ourives francês, mas com a qual não tem qualquer relação.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica