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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Terra de Miranda
N.º de Inventário:
SMD_00139
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
Santo Dominicano e São Tomás de Aquino
Local de Execução:
Valladolid (Espanha)
Datação:
1610 d.C. - 1614 d.C.
Suporte:
Madeira
Técnica:
Madeira entalhada, dourada, policromada e estofada.
Dimensões (cm):
altura: 78; largura: 66;
Descrição:
Alto-relevo representando um Santo dominicano (sem atributos suficientes para o distinguir, porém podendo ser São Gonçalo de Amarante, devido à devoção local, ou mesmo São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem Dominicana). Encontra-se de pé, a corpo inteiro, em posição frontal, com a cabeça tonsurada e ligeiramente pendente dobre a sua direita. Porta um livro fechado ao nível do peito. Ergue o braço esquerdo mas tem a mão truncada e sem outro atributo. Enverga o hábito dos dominicanos, branco, com capa, romeira e capuz negros. A capa é traçada ao nível da cintura, tapando quase totalmente as pernas. Está a par de outro santo dominicano, São Tomás de Aquino, na mesma posição que o anterior, porém com a cabeça ligeiramente voltada ao lado oposto. Traja o hábito da ordem dominicana, com a capa aberta à frente. Ao peito tem um colar de Doutor e, aos pés, duas mitras (referente ao milagre da revelação da Virgem Maria, de que ele, Tomás, nunca viria a ser bispo). Ergue o seu braço direito em cuja mão deveria trazer um dos atributos; com a esquerda segura, contra a coxa, a maqueta de uma igreja, um dos seus atributos canónicos comum aos restantes doutores da Igreja.
Origem / Historial:
1610-1614 - Gregório Fernandez e Francisco Velasquez executam o retábulo. 1633-1637 - Alonso de Ramesal dourou e pintou o retábulo.
 
     
     
   
     
     
     
 
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