MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 20 de janeiro de 2019    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
22919/C
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Vidros
Denominação:
Caneca (7) / Serviço para bebidas
Centro de Fabrico:
França
Datação:
1851 d.C. - 1898 d.C.
Matéria:
Vidro transparente incolor; metal (prata dourada).
Técnica:
Vidro(cristal) soprado, lapidado e gravado.
Dimensões (cm):
altura: 14,5; diâmetro: 8,5;
Descrição:
Caneca (7). Fundo raso; forma troncocónica, quase cilíndrica; asa em forma de orelha com guranição de prata: tampa de prata. Cristal incolor soprado e decorado, na parte baixa da parede, por um padrão de losangos lapidados. Ostenta ainda, no lado oposto à asa, a coroa real, em gravação floristada.
Incorporação:
Transferência - Casa Real
Origem / Historial:
Segundo o inventário judicial do PNA, este serviço encontrava-se guardado na denominada Casa da Arrecadação das Pratas de D. Maria Pia no piso térreo. Estão descritas como: "Sete canecas maiores, estreitas em cima e largas em baixo, com tampa de metal branco articulada na aza, onde tem duas conchas e uma corôa gravada na parte superior e central, tendo no fundo do bojo duas faixas incompletas, uma de ovaes cavadas, parallelas e outra de ovaes estreitas, cruzadas em xadrez." De acordo com a informação recolhida este serviço faz conjunto (ou está associado) ao serviço de mesa invº22910. Arquivo do PNA com documentação relativa ao serviço de mesa e que o caracteriza da seguinte forma: - serviço de mesa pertencente à Rainha D. Maria Pia - serviço nº3 - Relação de Louças, Pratas e Vidros; sem data: "Vidros de S. M. a Rainha/ Serviço nº3 - corôa branca/ serve 155 pessoas". - "Serviços de louça e vidros que estão no Real Paço de Cintra, 1 de Janeiro de 1901; Confere em 1 de Janeiro de 1907: Vidros com côroa, tem o nº3, pertence A. S. M. R. D. Maria Pia". - "Serviços de louça e vidros que estão no Real Paço do Estoril em 1 de Janeiro de 1901; Confere em 1 de Janeiro de 1907: Vidros nº3 com corôa, pertence A. S. M. R. D. M. Pia". - "Inventário da louça e vidros pertencentes a Sua Magestade A Rainha A Senhora D. Maria Pia; 1894; (...) Serviço de vidros com corôa, pertencente a Sua Magestade; está classificado com o nº3". - 10.2.2., Real Tesouro e Real Mantieiria; sem data; descrição das tipologias e quantidades distribuidas por: "Cintra, Estoril, Meza [Palácio da Ajuda] e Quarto [da Rainha no Palácio da Ajuda]". - Inventário pratas, louças, etc.: "Vidros com corôa, pertence a S.M.R. a Senhora D. Maria Pia (Armário nº3)". [Segundo o inventário, este serviço já se encontrava em arrecadação em Junho de 1894; houve novas entradas em arrecadação a 16 de Novembro de 1895 e a 8 de Fevereiro de 1898].
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica