MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 15 de novembro de 2019    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
22919/C
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Vidros
Denominação:
Caneca (7) / Serviço para bebidas
Centro de Fabrico:
França
Datação:
1851 d.C. - 1898 d.C.
Matéria:
Vidro transparente incolor; metal (prata dourada).
Técnica:
Vidro(cristal) soprado, lapidado e gravado.
Dimensões (cm):
altura: 14,5; diâmetro: 8,5;
Descrição:
Caneca (7). Fundo raso; forma troncocónica, quase cilíndrica; asa em forma de orelha com guranição de prata: tampa de prata. Cristal incolor soprado e decorado, na parte baixa da parede, por um padrão de losangos lapidados. Ostenta ainda, no lado oposto à asa, a coroa real, em gravação floristada.
Incorporação:
Transferência - Casa Real
Origem / Historial:
Segundo o inventário judicial do PNA, este serviço encontrava-se guardado na denominada Casa da Arrecadação das Pratas de D. Maria Pia no piso térreo. Estão descritas como: "Sete canecas maiores, estreitas em cima e largas em baixo, com tampa de metal branco articulada na aza, onde tem duas conchas e uma corôa gravada na parte superior e central, tendo no fundo do bojo duas faixas incompletas, uma de ovaes cavadas, parallelas e outra de ovaes estreitas, cruzadas em xadrez." De acordo com a informação recolhida este serviço faz conjunto (ou está associado) ao serviço de mesa invº22910. Arquivo do PNA com documentação relativa ao serviço de mesa e que o caracteriza da seguinte forma: - serviço de mesa pertencente à Rainha D. Maria Pia - serviço nº3 - Relação de Louças, Pratas e Vidros; sem data: "Vidros de S. M. a Rainha/ Serviço nº3 - corôa branca/ serve 155 pessoas". - "Serviços de louça e vidros que estão no Real Paço de Cintra, 1 de Janeiro de 1901; Confere em 1 de Janeiro de 1907: Vidros com côroa, tem o nº3, pertence A. S. M. R. D. Maria Pia". - "Serviços de louça e vidros que estão no Real Paço do Estoril em 1 de Janeiro de 1901; Confere em 1 de Janeiro de 1907: Vidros nº3 com corôa, pertence A. S. M. R. D. M. Pia". - "Inventário da louça e vidros pertencentes a Sua Magestade A Rainha A Senhora D. Maria Pia; 1894; (...) Serviço de vidros com corôa, pertencente a Sua Magestade; está classificado com o nº3". - 10.2.2., Real Tesouro e Real Mantieiria; sem data; descrição das tipologias e quantidades distribuidas por: "Cintra, Estoril, Meza [Palácio da Ajuda] e Quarto [da Rainha no Palácio da Ajuda]". - Inventário pratas, louças, etc.: "Vidros com corôa, pertence a S.M.R. a Senhora D. Maria Pia (Armário nº3)". [Segundo o inventário, este serviço já se encontrava em arrecadação em Junho de 1894; houve novas entradas em arrecadação a 16 de Novembro de 1895 e a 8 de Fevereiro de 1898].
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica