MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 4 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
10498
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Ourivesaria
Denominação:
Salva
Centro de Fabrico:
Portugal
Datação:
Século XIX (1.º quartel)
Matéria:
Prata
Técnica:
Prata fundida, gravada e cinzelada
Dimensões (cm):
altura: 3,3; diâmetro: 26,7;
Descrição:
Salva de prata lisa, aba de perfil convexo rematada por bordo horizontal com faixa filetada. Ao centro ostenta as Armas de Portugal coroadas e, sob o escudo, as iniciais "R.T." (Real Tesouro). Assenta sobre três elegantes pés de garra e bola. As garras apresentam a particularidade de terem a superfície da prata finamente cinzelada simulando a penugem da ave.
Incorporação:
Transferência - Casa Real
Origem / Historial:
Em 1911, por ocasião do arrolamento dos bens da Casa Real, encontrava-se na Casa Forte do Palácio das Necessidades, onde foi arrolada sob a verba "16833". Foi aí descrita nos seguintes termos: "Uma salva de prata lisa, forma circular, com tres pés de garra e borda em filete, tem gravado as armas portuguesas do antigo regimen, as iniciaes RT e o numero desassete, e pesa seiscentos e quarenta gramas." "Entregue ao Dr. Custódio José Vieira, em 21 de Março de 1929. Lx. 2-7-1936". (APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional das Necessidades, vol. 7, fls. 2481v. e 2482).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica