MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 4 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
10737
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Ourivesaria
Denominação:
Cafeteira / Serviço de Café (5 peças)
Centro de Fabrico:
Lisboa, Portugal
Oficina / Fabricante:
Leitão & Irmão
Datação:
Século XIX-XX
Matéria:
Prata, marfim
Técnica:
Prata fundida, gravada, cinzelada e dourada
Dimensões (cm):
altura: 18,7; largura: 9,8; comprimento: 17;
Descrição:
Cafeteira em prata dourada gravada e cinzelada ao gosto Luís XV. Bojo piriforme decorado com volutas afrontadas formando cartelas com o interior liso, intercaladas por concheados e folhagens sobre campo puncionado. A tampa, articulada, apresenta o mesmo tipo de decoração sendo rematada por uma coroa em vulto. Bico curvo, ornamentado com folhagem cinzelada e asa em forma de voluta, com duas anilhas de marfim e remates vegetalistas, entre os quais se destaca uma folha de acanto no topo. Assenta sobre quatro pés de volutas que se ligam entre si definindo uma base quadrangular.
Incorporação:
Transferência - Casa Real
Origem / Historial:
Integra um Serviço de café “tête-à-tête” compósito, ao gosto Luís XV, dos ourives e joalheiros da Coroa, Leitão & Irmão, constituído por cinco elementos: uma Cafeteira (inv. 10737) e um açucareiro (inv. 10738), ambos em prata cinzelada e dourada; um tabuleiro em madeira com montagens de prata, igualmente cinzeladas e douradas (inv. 42876) e duas chávenas de café de porcelana policromada e dourada, de provável proveniência francesa (inv. 14154 e 14155). Um dos catálogos mostruário com fotografias de modelos de Serviços de chá e café da Casa Leitão & Irmão, exibe este modelo de serviço, composto por quatro elementos (bule, cafeteira, leiteira e açucareiro) que o fabricante designou por “Serviço de chá D. João V recamado” (Maranhas: 2009, 122). Esta adaptação apresentada pelos ourives Leitão & Irmão, que à Cafeteira e Açucareiro em prata cinzelada associaram o tabuleiro executado dentro da mesma gramática decorativa e o par de chávenas de porcelana que adota o mesmo estilo; poderá porventura corresponder aos requisitos de uma encomenda especial da rainha D. Maria Pia ou a uma proposta original do próprio fornecedor. Em 1911, por ocasião do arrolamento dos bens da Casa Real, este Serviço “tête-à-tête” encontrava-se na designada “Arrecadação das pratas de D. Maria Pia”, onde foi arrolado sob a verba N’761.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica