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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
E 7416
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Epigrafia
Denominação:
Lápide epigrafada
Autor:
Desconhecido
Datação:
Idade Média - Contexto Islâmico
Matéria:
Mármore branco com alguns veios acinzentados
Dimensões (cm):
altura: 17; largura: 19; espessura: 3,5 - 4;
Descrição:
Lápide epigrafada de mármore. O fragmento conservado apresenta a forma de heptágono. Ostenta uma inscrição em árabe insculpida executada em carácteres cúficos em relevo. O texto consta de três linhas, separadas cada uma, por um cordão em relevo. O campo epigráfico coincide com as dimensões do fragmento conservado ou seja A: 17 cm; L: 19. O espaço entre as linhas de separação é de 3,6 cm. A lápide é executada em mármore branco com alguns veios acinzentados. Incompleta. Legível apenas: ".... (A)llah al- ... ; ..´ala Muhammad...;..." ou seja: "... Allah, o...; ... sobre Muhammad...; ...".
Incorporação:
Outro - -
Proveniência:
Mértola
Origem / Historial:
Este fragmento da lápide epigrafada provém de Mértola sendo desconhecidos os pormenores do achado. Existe no acervo do Museu desde Setembro de 1940. O fragmento conservado da lápide corresponde à parte superior da lápide original. Ostenta três linhas incompletas de escrita realizada em caracteres cúficos em relevo. A realçar uma escrita harmoniosa cuja apresentação cuidada denota uma mão hábil e um sentido estético apurado. Esta lápide apresenta ainda uma outra particularidade, nomeadamente a de possuir cordões finos em relevo que separam as linhas de escrita, conferindo ao todo um estilo marcadamente diferente. Do território português conhece-se a existência de outras lápides que apresentam o mesmo tipo de demarcação interlinear, nomeadamente as três lápides conservadas no Museu Rainha D. Leonor em Beja. As palavras legíveis contidas nas duas primeiras linhas fazem supor tratar-se da expressão "Em nome de Deus, Clemente e Misericordioso. A benção de Deus (que seja) sobre Muhammad" que inicia habitualmente as inscrições nas lápides funerárias. De notar que Muhammad é o nome do Profeta cuja forma corrente mas incorrecta surge como Maomé. Parece pois tratar-se de uma lápide funerária de um desconhecido uma vez que não se dispõe de mais elementos. Estudo da peça: Eva - Maria von Kemnitz

Bibliografia

BORGES, Artur de Melo - "Panorâmica da Epigrafia Árabe em Portugal", Estudos Orientais - Legado Cultural de Judeus e Mouros. Lisboa: Instituto Oriental, 1991, pág. pp. 97 e 102

CATÁLOGO da Exposição: Portugal Islâmico. Os Últimos Sinais do Mediterrâneo. Lisboa: Min.Cult.; IPM; MNA, 1998, pág. 247

LABARTA, Ana; BARCELO, Carmen - "Inscripciones Árabes Portuguesas - Situación Actual": Al- Qantara, Vol. VIII, 1987, pág. p. 411, nº 25

NYKL, A.R. - "Arabic Inscriptions in Portugal", Ars Islamica, vol.XI. New York: 1946, pág. p. 174

NYKL, A.R. - "As Inscrições Árabes no Museu Etnológico do Dr. Leite de Vasconcellos". Lisboa: I.P.A.H.E., Ethnos", Vol.II, 1942, pág. pp. 26-27

 
     
     
   
     
     
     
 
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