MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Friday, May 03, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Etnologia
Inventory number:
BM.741
Supercategory:
Etnologia
Category:
Pastoreio
Name:
Ferretes (par)
Author:
Desconhecido
Production Place:
Brejo, Sinde, Tábua, Portugal
Date / Period:
1940 A.D - 1960 A.D
Material:
Madeira, metal, cola de madeira.
Measurments (cm):
height: «A» - 10 cm; «F» - 11,8 cm; width: «A» - 6 cm; «F» - 4,7 cm; depth: «A» - 9,2 cm; «F» - 11 cm;
Description:
Par de ferretes constituído por duas peças, independentes mas destinadas a utilização conjunta, que figuram as letras «A» e «F», recortadas em placa de madeira. Para o seu manuseamento, cada ferrete é dotado de uma haste, composta por um pequeno ramo de madeira, trifurcado e ligeiramente afeiçoado, cujas extremidades posteriores se encontram fixas no verso de cada letra, com cola de madeira, no caso do ferrete «A», e com arames, no caso do ferrete «F».
Incorporation:
Doação
Provenance:
Brejo, Sinde, Tábua
Origin / History:
Para a marcação das ovelhas com as iniciais do proprietário. Foram utilizados na casa de Augusto Ferreira da Costa (1896-1982), em meados do século XX, para identificação do respetivo gado ovino, com as iniciais do respetivo proprietário marcadas a pez sobre a lã dos animais. Os ferretes apresentam marcas de uso, nomeadamente pêlo de animal envolvido em pez na frente. Os ferretes terão sido possivelmente confeccionados por Armando Ferreira da Costa (1926-2000), um dos 4 filhos varões do dono da casa, particularmente hábil em trabalhos em madeira, que viveu no local até aos 16 anos, idade em que, como os os seus restantes 3 irmãos, migrou para Lisboa para trabalhar.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits