MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 3 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
17153
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Cerâmica
Denominação:
Potinho
Datação:
IV d.C. - Época Romana
Matéria:
Cerâmica
Técnica:
Torno
Dimensões (cm):
altura: 11,01; diâmetro: 8,2;
Descrição:
Potinho de cerâmica comum de corpo ovóide com ligeiro aperto na zona superior, com base de assentamento em aresta com ligeiro engrossamento externo, colo divergente demarcado do bojo por uma canelura horizontal, bordo virado para o exterior com perfil côncavo e de lábio arredondado. Apresenta uma pequena lucuna ao nível do bordo. Tem uma asa em fita que liga o bordo ao ombro, abaixo do qual apresenta uma cenelura horizontal. A pasta é compacta, fina, de cor castanha clara, com alguns elementos não plásticos compostos por finos de quartzo e micas. A superfície externa foi alisada e coberta por uma aguada de cor alaranjada.
Incorporação:
Achado - Escavações de Manuel de Vasconcelos
Proveniência:
Marco de Canaveses
Origem / Historial:
A Necrópole de Marco de Canaveses foi escavada por Manuel de Vasconcelos, segundo nota nas fichas de inventário antigas do Museu. Desconhecemos a data de escavação uma vez que são desconhecidos quaisquer relatórios. Pode ter sido posterioriormente a 1903, data em que foram escavadas as necrópoles da Tapada das Eiroses, da Fraga e o Castro dos Arados, também no concelho de Marco de Canaveses.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica