MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 26 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
128 Our MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Ourivesaria
Denominação:
Naveta
Autor:
Desconhecido
Centro de Fabrico:
Portugal
Datação:
1725 d.C. - 1750 d.C.
Matéria:
Prata
Técnica:
Prata fundida, repuxada e cinzelada.
Dimensões (cm):
altura: 18,5; comprimento: 20,5;
Descrição:
Naveta em prata cuja base é constituída por uma concha tripla que se prolonga na haste, decorada com flores relevadas e a terminar em enrolamentos. Uma escócia sobrepujada por anel perlado faz a transição para a base do recetáculo. Este, com perfil geral de galeão, apresenta alçado da proa com tratamento de linhas barrocas e casco trabalhado com elementos de evocações marítimas: a metade da frente com uma concha com seu opérculo na parte da abertura, e a zona anterior do depósito revestida de escamas de peixe, terminando com um mascarão. Sobre a tampa destaca-se a figura de um golfinho representado em movimento ondulante. Folhas de acanto, palmas e conchas completam a decoração.
Incorporação:
Transferência - Transferência da Direcção Geral da Fazenda Pública
Origem / Historial:
Com a implantação da República em 1910, foi integrada na Direcção Geral do Património do Estado, tal como outros bens existentes nos diferentes Palácios e Paços reais. Por despacho ministerial de 14 de Fevereiro de 1941, foi autorizada a transferência das peças arrecadadas na Casa Forte do Palácio das Necessidades, em Lisboa, para estudo, classificação e futura exposição no Museu Nacional Soares dos Reis. Trabalho esse de que foi incumbido o Conservador Auxiliar deste museu José Rosas Júnior. Para o efeito foi lavrado pelo Director Geral da Fazenda Pública, o respectivo auto de entrega com data de 20 de Junho de 1941. Inventariado com a verba número 17081 da relação da referida Casa Forte.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica