MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
segunda-feira, 29 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional do Teatro
N.º de Inventário:
MNT 255940
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Espólio documental
Denominação:
Interior e fachada do Teatro Baltazar Dias (Funchal)
Título:
Teatro Baltazar Dias (Funchal)
Autor:
João Pestana
Datação:
s/d
Matéria:
Tinta
Suporte:
papel
Técnica:
impressão
Dimensões (cm):
altura: 10.5; largura: 15;
Descrição:
Postal ilustrado com 4 imagens dos Teatro Baltazar Dias, no Funchal, Madeira. Pormenor de pintura do teto, sala de espectáculos, palco e fachada do teatro. O Teatro quando foi inaugurado chamava-se Teatro D. Maria Pia, chamando-se depois Teatro Funchalense, Teatro Manuel Arriaga e desde 1935 Teatro Municipal Baltazar Dias.
Incorporação:
Doação - Desconhecido
Origem / Historial:
TEATRO BALTAZAR DIAS (Funchal) (Maria Pia,Funchalense e Manuel de Arriaga) O Teatro Baltazar Dias é um teatro municipal. A sua construção iniciou-se em 1884, com um projecto do arquitecto portuense Tomás Augusto Soler. Contou também, ao nível da decoração, com a colaboração de Luigi Manini e de Eugénio Cotrim. Foi inaugurado em 11 de Março de 1888 com a zarzuela “Lad Dos Princesas”, pela Companhia Espanhola de José Zamorano. Quando foi inaugurado chamava-se Teatro D. Maria Pia. Com a implantação da República passou a chamar-se Teatro Funchalense. Quando Manuel de Arriaga (deputado madeirense e 1º presidente da república) morreu o Funchalense passou a chamar-se Teatro Manuel de Arriaga e em 1935 mudou o nome para Baltazar Dias em homenagem ao poeta e dramaturgo madeirense do século XVI, nome que ainda hoje mantem.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica