Origem / Historial:
Segundo o Arrol. PNA , esta peça encontrava-se no interior de uma vitrine na denominada Sala do Retrato da Rainha no Andar Nobre.
Os modelos de cálice com asas de forma auricular e decoração de flores aplicadas no pé surgiram na produção veneziano no século XVII. Na maioria dos casos eram peças decorativas e de oferta. Seguindo os cãnones estéticos do período barroco, a decoração com flores policromas em "lattimo" ou vidro opaco foi muito apreciada e usada em finais do século XVII e início do século XVIII, época em que os sopradores muraneses realizaram uma importante produção para oferta ao rei Frederico IV da Dinamarca, por ocasião da sua visita a Veneza. É um conjunto raro de belas peças em vidro soprado que ainda hoje se pode observar no castelo de Rosenborg, em Copenhaga.
Estes cálices "gobelet" caracterizados por este tipo de asas e decoração ("Winged handles" ou "Winged gobelets"). Com o passar dos tempos, a ornamentação das asas foi-se tornando cada vez mais elaborada. Muitos vidreiros muraneses/ Venezianos foram trabalhar para os Paises Baixos e outros paises europeus e trouxeram com eles métodos e estilos incluindo o destes cálices.
Segundo Rosa Barovier Mentasti, o conjunto de cálices do Palácio Nacional da Ajuda está enquadrado cronológicamente nesse período.
Uma carta de Diogo António Palmeiro Pinto, datade de 20 de Julho de 1864, endereçada ao conselheiro F. Gerschey, informa o envio de caixas pelo vapor francês "valle do havre", cujo conteudo engloba entre outros itens, "vidros antigos de Veneza" para o rei D. Luís I (ANTT, CR, CX 4741)
O Corning Museum of Glass tem uma peça semelhante, mas sem a decoração floral, datada de entre 1675/1725 (accession number 79.3.484).