MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Sunday, May 05, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Palácio Nacional de Mafra
Inventory number:
PNM 954
Supercategory:
Arte
Category:
Escultura
Name:
Medalhão representando a Virgem com o Menino e Santo António
Manufacture Center:
Mafra
Date / Period:
1730 A.D
Holder:
Madeira de pinho
Technique:
Alto-relevo
Measurments (cm):
height: 216; width: 287; depth: 31,5;
Description:
Medalhão esculpido em madeira representando em alto-relevo a Virgem Maria com o Menino e Santo António. A Virgem Maria encontra-se sentada num trono de nuvens e rodeada por um coro de anjos, tendo ao colo, sobre o lado direito, o Menino Jesus. Santo António, com hábito franciscano, encontra-se ao lado direito da composição, ajoelhado frente à Virgem Maria, de mãos postas ao peito e cabeça reverencialmente inclinada.
Origin / History:
Atribuído ao escultor José de Almeida (1700-1769), que apenas a título de recurso teve produção destinada a Mafra, o medalhão que representa a Virgem com o Menino e Santo António, evocação a que está dedicado o convento e basílica de Mafra, foi uma das peças “provisórias” criadas expressamente para a sagração deste templo, a 22 de outubro de 1730. Segundo tese de Ayres de Carvalho, profundo conhecedor da arte barroca joanina, é plausível que o medalhão tivesse figurado provisoriamente no frontão da fachada da basílica de Mafra, enquanto não estivesse aplicado o medalhão definitivo (segundo alguns investigadores, realizado em Roma por Giuseppe Lironi (1691-1746) e, segundo outros, em Génova por Francesco Maria Schiaffino (1698-1765). Efetivamente, para além da forma oval (ao baixo), a dimensão deste medalhão em madeira confere com exatidão com as medidas do vão oval ainda hoje visível no intradorso da galeria da Bênção; nada tendo a ver (em termos de dimensão e forma) com os medalhões existentes no pórtico de entrada principal da basílica, onde presentemente consta um medalhão com o mesmo tema (porém num oval ao alto), da autoria de Carlo Monaldi (1683-1760), idêntico a uma terceira peça, atribuída ao mesmo escultor, que se encontra na portaria conventual. [citação da entrada de catálogo 59, cf. DO TRATADO À OBRA]
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits