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OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Etnologia
Inventory number:
AK.835
Supercategory:
Etnologia
Category:
Ritual
Name:
Adorno de cabeça
Author:
Desconhecido
Production Place:
Arquipélago de Bijagós, Guiné-Bissau
Cultural Group:
Bijagós
Material:
Madeira, pele de peixe chabéu, fibras vegetais.
Measurments (cm):
height: 44;
Description:
Adorno de cabeça de formato cónico, revestido com a pele de peixe chabéu, com as espinhas expostas. Apresenta no topo um remate triangular em madeira, com fitas vermelhas de pano dele pendentes. Duas esculturas de pássaro em madeira estão aplicados num dos lados. A base é contornada por um cordão de fios de algodão de pontas cortadas em franja. Duas pontas de chifre pendem de cada lado do adorno em jeito de brincos.
Incorporation:
Compra
Provenance:
Bissante, Ilha de Uno, Arquipélago de Bijagós, Guiné-Bissau
Origin / History:
Utilizada em momentos rituais de dança, pelos rapazes da classe pré-iniciática "kadene". As performances com máscaras são a face mais visível do sistema de organização social que tem estruturado a comunidade Bijagó, segundo o qual os homens estão sujeitos a uma hierarquia de classes de idade desde muito novos. A progressão pelos sucessivos grupos etários é fortemente marcada até certa idade pela participação em apresentações públicas nas quais se interligam elementos como música, canto e dança. Estas atuações são verdadeiras performances artísticas, através das quais os protagonistas experimentam sensorialmente os valores e conduta morais que a comunidade exige de si. As máscaras evidenciam por si só a fase de maturação em que se encontram os indivíduos. Estas podem representar animais aquáticos como o peixe-serra e o tubarão ou animais terrestres como a vaca, o boi ou o búfalo. Quando mais leves e pequenas, são atribuídas aos mais jovens, mimetizando a sua inexperiência. O peso, grande dimensão e ferocidade de outras, representam a pujança física e a exuberância da juventude ainda indomada característicos de uma fase anterior à iniciação ("fanado"). O despojamento mais tardio do colorido e da complexidade dos trajes no homem adulto traduz a valorização da sabedoria e poderes rituais próprios dos anciãos.
 
     
     
   
     
     
     
 
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