MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Monday, August 08, 2022    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Palácio Nacional da Ajuda
Inventory number:
1137/13
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Senhora em oração
Author:
Theer, Albert
Date / Period:
1843 A.D
Material:
Aguarela
Holder:
Papel
Measurments (cm):
height: 21; width: 16,3;
Description:
A aguarela representa, no primeiro plano, ao centro, uma senhora em oração. Apresenta-se a corpo inteiro, voltada três quartos à esquerda, com a cabeça ligeiramente voltada à direita e a olhar para cima. Está ajoelhada sobre uma almofada vermelha com um galão e borlas dourados. Tem as mãos unidas em volta de um crucifixo e pousadas num livro, talvez a Sagrada Escritura. Usa camisa branca, um vestido preto forrado de cor-de-rosa e debruado a ouro e vermelho, com um decote quadrado e uma gola larga, de renda. Traz um colar de pérolas e uma pregadeira de ouro com uma esmeralda no centro e três pérolas pendentes, como os brincos que usa. À esquerda, entre dois reposteiros vermelhos, entra a luz por uma janela, deixando ver flores do lado de fora. À direita, um pouco atrás, está uma credência com duas jarras de vidro.
Incorporation:
Transferência - Pertencia às colecções reais.
Origin / History:
A peça integra actualmente o Álbum, inv. 1137 que, conforme informação do criado Pedro Dias no Arrolamento Judicial, pertenceu a D. Adelaide de Habsburgo, mãe da rainha D. Maria Pia. Ainda segundo o mesmo Arrolamento, no início da década de 1910, estava na Sala Rosa, no armário do aparador. Mais tarde foi transferida, com o dito Álbum, para uma reserva, onde se mantém.

Type

Description

Image

image

Imagem

Senhora em oração, inv. 1137/13

image
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits