MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 28 de outubro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
1137/12
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Desdémona
Título:
Desdemona
Autor:
Kern, Mattaus
Datação:
1836 d.C.
Matéria:
Aguarela
Suporte:
Papel
Dimensões (cm):
altura: 25,4; largura: 19,5;
Descrição:
A aguarela representa, no primeiro plano, Desdémona, mulher de Otelo na obra "Otelo, o Mouro de Veneza", de William Shakespeare. Apresenta-se no centro da composição, a mais de meio corpo, voltada três quartos à direita, sentada numa cadeira Império. Tem os cabelos castanhos, em parte apanhados em cima, e com canudos que lhe caem pelas faces e pelos ombros. Usa um vestido branco, muito decotado, com mangas largas, terminadas em renda. Sobre a perna esquerda assenta a harpa que tange. Por detrás, do centro para a esquerda, pende um reposteiro vermelho. À direita, vê-se um muro, para lá do qual, num plano mais afastado, surge uma coluna clássica encimada pelo leão de Veneza, numa alusão clara à cidade onde decorre a obra de Shakespeare. Ao fundo, o mar. Tudo sob um céu carregado de nuvens escuras.
Incorporação:
Transferência - Pertencia às colecções reais.
Origem / Historial:
A peça integra actualmente o Álbum, inv. 1137 que, conforme informação do criado Pedro Dias no Arrolamento Judicial, pertenceu a D. Adelaide de Habsburgo, mãe da rainha D. Maria Pia. Ainda segundo o mesmo Arrolamento, no início da década de 1910, estava na Sala Rosa, no armário do aparador. Mais tarde foi transferida, com o dito Álbum, para uma reserva, onde se mantém.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica